Cidades

Greve fecha a Água Mineral

Naira Trindade
postado em 07/04/2010 08:27
A partir de hoje, as piscinas não estarão abertas aos frequentadoresA Água Mineral amanhece hoje fechada. O grupo conhecidos como Amigos do Parque Nacional de Brasília, que é assíduo no local para fazer caminhadas, exercícios físicos e nadar, mesmo em período de chuva, terá que encontrar outra alternativa. Os servidores de todos os órgãos do Ministério do Meio Ambiente começam gradativamente uma paralisação nacional das atividades. Até segunda-feira, eles devem entrar em greve por tempo indeterminado em todo o país. Fiscalizações contra desmatamentos irregulares, crimes, licenciamentos e trabalhos de proteção ambiental não serão realizados até que a categoria consiga a reestruturação do plano de carreira dos funcionários.

Entre as principais propostas da Associação dos Servidores dos Institutos do Meio Ambiente (Asibama) está o reajuste de 51,7%, que corresponde à inflação acumulada, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, de janeiro de 2002 a fevereiro de 2009. Exigem o investimento na qualificação dos profissionais; a equiparação dos valores da gratificação do desempenho paga aos servidores Departamento Nacional de Produção Mineral; e mais benefícios aos que atuam em regiões de difícil acesso do país.

Para a presidenta da Asibama no Distrito Federal, Lindalva Cavalcanti, o salário dos servidores do meio ambiente estão defasados desde 2002. Esse seria uma dos motivos pelo qual as entidades estariam perdendo constantemente profissionais para outros órgãos que oferecem uma remuneração melhor. ;Há uma evasão de servidores para órgãos que hoje têm melhores salários;, afirmou. ;As negociações da Asibama com o Ministério do Meio Ambientese arrastam há anos sem que a categoria obtenha benefícios;.

Cerca de 8 mil servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováves (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Ministério do Meio Ambiente e do Serviço de Florestal Brasileiro (SFB) ficam paralisados. Em Brasília, aproximadamente 2 mil funcionários participam da greve.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação