Cidades

Aprendendo com a música

Alunos de uma escola da área rural se divertem com a cantora Ana Cristina Silva, que desenvolve com eles um projeto pedagógico por meio do qual cantar e tocar reforçam a criatividade e o prazer de estudar

postado em 07/04/2010 09:17
Ana Cristina (sentada, com o violão) apresenta suas composições à turma de estudantes: Timidamente, elas bateram palmas, rodopiaram e deram saltos de alegria. Assim foi o dia de ontem para um grupo de crianças com idade entre 6 e 11 anos da Escola Classe Barra Alta, em Planaltina, distante cerca de 100 km do Plano Piloto. Fantasiados dos mais diferentes bichos, os pequenos passaram a manhã cantando e dançando coreografias ensaiadas. As crianças se divertiram com a visita da cantora Ana Cristina Silva, ainda pouco conhecida na mídia, mas muito valorizada no ambiente escolar em razão do cunho educativo de suas letras. Com violão e microfone, a artista empolgou a meninada da área rural. A iniciativa faz parte do projeto pedagógico Quem canta encanta, cuja meta é valorizar a emoção, a expressão e a criatividade dos alunos.

Vestida de princesinha ; com coroa e vestido de laços ;, Vanessa Dias Maia, 7 anos, foi a primeira a mostrar sua graça pelo ornamentado pátio do colégio. Em seguida foi a vez de um grupo de cigarras entrar no palco. Pulando como um grilo e vestido com roupa de TNT da cor verde, Claick da Silva Cruz, 8, dançava a música Ô grilo, com letra do poeta Antônio Vitor. Ela conta a história de um grilo que foi a uma festa de botina e fez sucesso na escola. De óculos escuros com armação branca e uma guitarra na mão, o menino arrancou aplausos dos pais, que assistiam à apresentação sentados em cadeiras enfileiradas.

Ana Cristina encerrou o evento com a música O dito Birra. A letra fala de um menino que fazia birra para todas as coisas e ensina as crianças a respeitarem os pais. A canção se tornou o carro-chefe do CD gravado por Ana em 2004 e que, mesmo sem uma gravadora, vendeu mais de 1,8 mil cópias. ;Eu me transporto para o mundo das crianças e tento conversar com elas por meio da música. Elas aprendem o sentido da pronunciação dos sons, sem contar que (a música) tem cunho educativo;, contou.

Memorização
Na visão da diretora Lucilene Vitorino dos Santos, a ideia é transformar a escola em um espaço mais prazeroso e divertido. Outro objetivo é desassociar a música do conceito único de lazer, utilizando-a também como forma de expansão do repertório cultural das crianças e acesso à diversidade de ritmos. ;As crianças são apaixonadas pelas músicas. Os ritmos e rimas facilitam a memorização dos sons;, destacou a cantora.

Aprender música e distinguir sons não foi uma tarefa difícil para a meninada do campo. Afinal, eles estão acostumados com o canto das cigarras, o estrilo do grilo, o mugido das vacas, o miado do gato e o latido dos cães. Orgulhoso, o produtor rural Paulo Florentino de Goes, 57 anos, observava a sobrinha de 8 se divertir como ninguém. ;A área rural é um local especial para a criança porque não tem estresse e ela pode aprender as coisas com facilidade. Quando as pessoas da cidade assistem às apresentações das crianças daqui, elas ficam encantadas porque são verdadeiros artistas;, observou.

Na Escola Classe Barra Alta, as crianças tiveram uma oportunidade de viver novas experiências, de desenvolver a leitura e a escrita e de interagir com os colegas. Brincaram, pularam, dançaram, cantaram e voltaram para casa com vontade de retornar no dia seguinte e aprender novas lições dos sons que os animais fazem. ;É uma coisa linda. Me emociono quando eles chegam e até quando vão embora;, confessou Divina Alves, 64 anos, agente de conservação e limpeza da escola que trabalha há 20 anos no local.

Conheça mais
Quem quiser conhecer um pouco mais das músicas da cantora Ana Cristina pode ligar para 9624-8992. Ela também procura patrocinadores para a gravação de seu CD.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação