Cidades

Após quatro dias de greve técnicos da CEB retomarão atividades

postado em 08/04/2010 18:15
Os técnicos de manutenção da Companhia Energética de Brasília (CEB) decidiram retomar as atividades a partir desta sexta-feira (9/4), após quatro dias de greve. Os 96 trabalhadores brigavam para manter a jornada de trabalho diária reduzida obtida em acordo, de 6h. A CEB queria fazer a categoria retornar à carga horária de 8h prevista na lei de criação da estatal.

[SAIBAMAIS]Depois de negociar com a diretoria da empresa na tarde de hoje, os técnicos aceitaram a proposta de manutenção de 36 profissionais no regime de 6h diárias até 31 de outubro, data de negociação da data-base do grupo. O restante dos funcionários trabalhará em escalas de até 12h em esquema de revezamento. A mesma oferta havia sido recusada nas negociações desta terça-feira (6).

Até o final de março deste ano, a categoria trabalhava em regime de revezamento de 6h das equipes nos turnos matutino e vespertino. Desde o final do ano passado, quando foi negociado o reajuste salarial relativo ao período 2009-2010, a diretoria da empresa tentava fazer os trabalhadores voltarem à carga horária de 8h.

Inconformados, eles pediram dissídio coletivo no Tribunal Regional do Trabalho da 10; Região (TRT-10), que tem jurisdição sobre o Distrito Federal. No último dia 25, o tribunal optou por extinguir o processo, levando em conta a premissa constitucional de que, caso uma das partes não queira pedir o dissídio, não pode haver julgamento. Após a decisão, a CEB interpretou que poderia alterar os horários, e instituiu a mudança, que não foi bem recebida pelos trabalhadores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação