Cidades

Nascida junto com Brasília, Jussara foi batizada pelo por Juscelino Kubitschek e virou notícia

Jussara Maria Oliveira Santos foi a primeira brasiliense a ser registrada no Cartório do 2 Ofício de Brasília. Juscelino Kubitschek a batizou, depois de deixar a Presidência. A cerimônia virou notícia

postado em 10/04/2010 08:38
Jussara tem a marca original para carregar por toda a vida: Cinco dias depois que a cidade se fez, uma menina morena, de bochechas bem definidas, olhos oblíquos e cabelos da cor da noite se apresentou ao novo mundo. Foi a primeira a ser registrada no Cartório do 2; Ofício de Registro Civil e de Casamentos, Registro n; 1, da Folha 1 do Livro 1. Jussara Maria Oliveira Santos completa 50 anos em 26 de abril de 2010.

A vida de Jussara guarda o registro histórico do nascimento de uma cidade. A mãe, Maria de Lourdes, deu à luz a caçula no Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira (HJKO), o primeiro da nova capital, de madeira, que hoje abriga o Museu Vivo da Memória Candanga, na entrada do Núcleo Bandeirante. A garota foi batizada na Igrejinha. Os padrinhos: Juscelino e dona Sarah ; daí o nome Jus-sara.

A primeira brasiliense registrada na capital federal estudou na Escola Classe 305 Sul, brincou no Parque Ana Lídia quando ele ainda nem tinha esse nome, passou a infância entre o Núcleo Bandeirante, Taguatinga e o Plano Piloto e, apesar do orgulho que diz sentir por ser uma ;verdadeira candanga;, esconde-se numa lacônica timidez.

O pai dela, Péricles de Oliveira Santos, era comerciante no tempo da construção de Brasília. A mãe, Maria de Lourdes Anjos de Oliveira, cuidava dos seis filhos. Péricles morreu em 1966, em acidente de trânsito. A filha mais nova guardou dele apenas uma lembrança: a do sepultamento. Mas a quase mudez de Jussara a impede de ir adiante na remota lembrança da orfandade. Maria de Lourdes morreu em 1980.

A menina do Registro n; 1 foi batizada com 1 ano e 4 meses. Tudo porque o pai dela decidiu esperar por um dia livre na agenda do então candidato a senador por Goiás Juscelino Kubitschek. Foram 16 meses de tentativas de conseguir uma brecha na agenda do fundador de Brasília. Juscelino deixou o cargo em janeiro de 1961, sem ter tido tempo para batizar Jussara. Depois que entregou o posto a Jânio Quadros, viajou para a Europa e somente na volta, perto das eleições parlamentares de 1961, pôde cumprir o pedido do pai de Jussara. Fazia sete meses que JK havia deixado a Presidência da República quando batizou a menina, mais uma de uma série de afilhados que deixou na capital do país.

Repercussão internacional
O fundador da nova capital, que sonhava voltar à Presidência nas eleições de 1965, aceitou batizar a brasiliense e mandou avisar os jornalistas. O batizado, em 7 de agosto de 1961, virou notícia ; até uma rede de televisão italiana estava lá. A foto publicada na revista O Cruzeiro mostra uma garotinha gorducha no colo de uma senhora vestida com a elegância dos anos 50. Era dona Maria do Rosário Menezes Duarte, tia de Jussara. Juscelino está ao lado, com a expressão contrita, segurando um candelabro. Dona Rosário mora em Goiânia. Está com 83 anos e já havia se esquecido desse dia. ;Minha filha, Rosa, que mora no Canadá, foi quem me lembrou esses dias dessa história. E eu gosto tanto de Juscelino que tenho uma foto dele na minha casa, mas eu não me lembrava mais do batizado da Jussara.;

Segundo diz o texto da revista, Jussara só chorou quando se assustou com o flash da máquina fotográfica. Jussara conta que esteve com o padrinho uma única vez, depois do batizado. Ela era aluna do Colégio Santo Antônio quando JK fez uma visita à escola e foi informado de que uma das alunas era sua afilhada. Recebeu um beijo e um abraço do fundador de Brasília. Jussara conta que dona Sarah não pôde comparecer ao batizado, daí a tia ter sido chamada às pressas para substituir a primeira-dama na cerimônia.

Desde então, a cada aniversário de Brasília, Jussara virava notícia. Ao longo dos anos, a brasiliense n; 1 ressoava um mesmo lamento: o de não ter conseguido um lote, o de morar de aluguel, o de estar desempregada. Mas, ao mesmo tempo, tem um orgulho: ;Me sinto parte da história da cidade;. Jussara sabe que guarda um trunfo para apresentar aos novos amigos. O de contar a eles que ela é a brasiliense n; 1 e que é afilhada de Juscelino. ;Quando conto, as pessoas sempre querem saber mais. Dizem: ;tenho uma amiga importante;;.

Orgulho
Os quatro filhos e os quatro netos de Jussara, todos brasilienses, também usufruem da herança histórica. Pablo, o filho mais velho, conta que, desde menino, na Escola Classe ou debaixo do bloco, marcava seu lugar no mundo: ;Minha mãe é a cidadã n; 1 de Brasília. Tem o registro Número 1 da Folha n; 1 do Livro n; 1;. Pablo decorou o mantra que o inseria no ambiente e até hoje o repete entre os novos amigos adultos. ;Nossa, você tem mãe famosa!” é o que habitualmente ouve.

Jussara tem saudade da Brasília que não existe mais. Das vias com pouco movimento, da tranquilidade da capital moderna e ao mesmo tempo interiorana. ;A cidade cresceu mais do que a gente esperava, hoje a gente tem medo de andar na rua.; Ainda assim, a brasiliense n; 1 se orgulha de saber que seus netos brincam no mesmo parque em que ela brincou e seus filhos também brincaram, o Ana Lídia. O filho mais velho, Pablo, deixou o Plano Piloto para morar em Águas Claras e até hoje não se acostumou com a ausência da arborização generosa da qual se lembra quando morava nas superquadras. ;Sinto falta até das cigarras;, diz o filho da ;Cidadã n; 1;, como ele repete, desde garoto. A mãe silenciosa já não lamenta as dificuldades da vida. Aprendeu que fazer parte da história da cidade onde nasceu já está de bom tamanho. ;É muito bom;, diz, com um quase sorriso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação