Cidades

STJ decide libertar Arruda

postado em 12/04/2010 15:36

Em votação na tarde desta segunda-feira, os ministros do Superior Tribunal de Justiça decidiram conceder a liberdade ao governador cassado do DF, José Roberto Arruda. Por oito votos a cinco, Arruda ganhou o direito de deixar a cela na Superintendência da Polícia Federal, onde está preso desde 11 de fevereiro.

Apesar de a Procuradoria Geral da República ter enviado parecer defendendo a manutenção da prisão de Arruda, o ministro Fernando Gonçalves, relator do processo no STJ, votou pela liberdade imediata. A tese de Gonçalves foi seguida pela maioria dos ministros na sessão do tribunal. Dos 15 membros que compõem a Corte Especial, dois não comparecerem ao julgamento.

"Não mais existem razões para a prisão preventiva", resumiu Fernando Gonçalves. O ministro argumentou que, pelo fato de não ser mais governador, estar doente e preso há quase 60 dias, Arruda não tem mais poder de influir e atrapalhar o andamento do inquérito 650, que investiga o esquema de corrupção no GDF.

Gonçalves vai aposentar-se no próximo dia 20, e o STJ ainda não sabe qual ministro vai assumir a presidência do inquérito gerado pela Operação Caixa de Pandora, da Polícia Federal.

Com a decisão do STJ, também deverão ser soltos os outros acusados de envolvimento na suposta tentativa de suborno ao jornalista Edson Sombra, todos presos na Papuda. São eles: Weligton Moraes, Rodrigo Arantes, Haroaldo Brasil, Antônio Bento e Geraldo Naves.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação