Cidades

Catedral estará aberta para o cinquentenário

Em reformas, o templo poderá ser visitado dia 21, quando parte dos vitrais e das peças estará recuperada. Término da obra está previsto para novembro

postado em 13/04/2010 07:51
Moradores de Rio Claro (SP), Lidia e Adival encontraram o templo interditado:Quem estiver em Brasília para participar das comemorações do cinquentenário da cidade encontrará a Catedral de portas abertas para a visitação. Mas as obras no templo estão longe do fim e devem se encerrar apenas em novembro. Até o próximo dia 21, a maior parte dos vitrais(1) deve ser instalada, o revestimento externo e o polimento do mármore do piso e das paredes estarão concluídos. Quem passa pelo Eixo Monumental pode obervar que, aos poucos, os operários retiram o manto branco que cobria a Catedral.

Os sinos do campanário e as peças sacras do interior também ganharam uma restauração. Os três anjos suspensos ; do artista plástico Alfredo Ceschiatti ; receberam cabos de aço novos e tratamento especial. De acordo com a coordenadora técnica do Insituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Tereza Lagioia, até o fim do ano o batistério será ampliado e o espelho d;água passará por impermeabilização e revitalização. Mas ela garante que a reforma da Catedral não vai impedir as atividades religiosas. O Iphan acompanha de perto a obra patrocinada pela Petrobras e pelo GDF, comandada pelo Instituto Ricardo Franco.

A gerente de marketing Leilane Carvalho, 41 anos, moradora do Riacho Fundo, recebeu a visita do namorado, Nilson Rapsinski, 40 anos. Ele veio de Balneário Camboriú, Santa Catarina, para visitar a amada e aproveitou para conhecer a cidade. Leilane fez questão de levá-lo a alguns pontos turísticos da cidade e disse a ele que a Catedral não poderia ficar de fora. Ela achou que o templo já estivesse aberto para visitas por causa da retirada da lona. ;Fiquei decepcionada, queria muito que ele visse;, lamenta. Nilson ficará na cidade até a comemoração do conquentenário e a namorada pretende levá-lo de novo à Esplanada dos Ministérios e ver a Catedral sem os tapumes.

O casal de comerciantes Lidia Maria Borgia e Adival Magri, ambos de 65 anos, vieram de Rio Claro, São Paulo, na última sexta-feira para visitar o filho. Nos quatro dias que passaram em Brasília, conheceram alguns pontos turísticos da cidade ; Pontão do Lago Sul, Memorial JK, entre outros ; e pretendem voltar em julho com toda a família. ;Amei a cidade desde o primeiro instante. Pena a Catedral estar fechada, mas entendemos a reforma;, diz Lidia. Ela conta que recebeu muitas recomendações de amigos para conhecer a Catedral, mas o casal encontrou o templo fechado e ainda coberto com o manto. Ela garante que, se pudesse, ficaria na cidade até 21 de abril.

Alberto Quintela, 62 anos, e Rosa Maria Quintela, 56, moram no Rio de Janeiro e resolveram conhecer a região central do país. Eles viajaram para cidades do estado de Goiás e aproveitaram a proximidade para conhecer Brasília. Chegaram ontem de manhã na cidade e devem ir embora ainda hoje, mas não deixaram de conhecer a Esplanada dos Ministérios. ;Estávamos no Eixo Monumental, seguindo para o hotel, quando resolvemos parar para ver a Catedral. Pena que ela estava fechada;, diz.

Em Brasília para visitar a namorada, Leilane, Nilson conferiu as obrasVisita
A autora dos vitrais da Catedral, Marianne Peretti, visitou as obras do templo em 8 de abril. Ela ficou satisfeita com a recuperação do trabalho, um desejo antigo, que existia há mais de 10 anos. Os vitrais da artista ficaram sob o cuidado do vitralista Luidi Nunes. Eles receberam um tratamento que os deixou mais fortes e resistentes ao calor.

Para saber mais
Relíquias
Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a Catedral levou mais de 10 anos para ser construída. O governo local lançou a pedra fundamental em 12 de setembro de 1958, mas somente em 1970 houve a inauguração do templo. O lugar guarda duas relíquias: o altar doado pelo papa Paulo VI e a réplica da imagem original de Nossa Senhora Aparecida, guardada em Aparecida do Norte, em São Paulo. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou a Catedral em 1967, antes mesmo de ficar pronta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação