Cidades

Hemocentro precisa de sangue tipo O

postado em 13/04/2010 16:04
Com a chegada do frio, as doações de sangue diminuíram na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). O local está com déficit de sangue do tipo O. Segundo a FHB, são necessárias 350 bolsas de sangue para o estoque estratégico, para o caso de emergências. No entanto, nesta terça-feira (13/4), estão disponíveis apenas 200. Por esse motivo o órgão pede ajuda da população do Distrito Federal.

De acordo com a diretora do FHB, Maria de Fátima Brito Portela, a queda no número de doações acontece em alguns períodos do ano, como a época do frio. ;É uma época que desestimula os doadores, por isso é importante incentivá-los sempre a ajudar o próximo;, explica. Segundo ela, o ideal é que 6 mil pessoas doem sangue por mês.

O banco de sangue do Hemocentro abastece diariamente diversos hospitais, após realizar as coletas e os controles necessários. O estoque precisa garantir sangue, para, pelo menos, 15 dias.

Coleta
Os interessados em fazer a doação podem se dirigir à Fundação Hemocentro, localizada no Setor Médico Hospitalar Norte, quadra 3, conjunto A, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran), de segunda a sábado, sempre das 7h ás 18h.

Maria de Fátima Portela explica que todos que tomarem a vacina da H1N1 podem doar sangue três dias após a vacinação.

Condições básicas para doar

; Boa saúde, avaliada no próprio hemocentro
; Evitar alimentos gordurosos e derivados de leite
; Não estar em uso de medicamentos;
; Ter entre 18 e 65 anos de idade;
; Pesar acima de 50 quilos;
; Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação;
; Antes da doação não praticar exercícios físicos;
; Não ingerir bebida alcoólica nas últimas 24 horas;
; Caso tenha colocado piercing ou feito tatuagem, só poderá doar sangue após doze meses;
; No caso de ter realizado endoscopia, só poderá doar sangue após doze meses;
; Evitar fumar duas horas antes da doação;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação