Cidades

Caesb reconstruirá rede de saneamento do Haiti

postado em 14/04/2010 08:44
A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) assina hoje convênio para ajudar o governo haitiano a reconstruiur a rede de saneamento nas áreas atingidas pelo terremoto ocorrido no início do ano. O contrato de cooperação técnica com a Direção Nacional de Água Potável e Saneamento do Haiti (Dinepa) tem a participação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e está sob a coordenação do governo federal brasileiro. Estima-se que, pelo menos, 800 mil sobreviventes da tragédia serão contemplados com o acordo entre os países.

O Haiti já tinha um sistema de saneamento precário antes mesmo do desastre natural. A missão da Caesb será reorganizar a estrutura da rede injetando a tecnologia e a experiência aprimorada em Brasília. Segundo o assessor de projetos especiais da Caesb, Klaus Neder, a proposta de trabalho sairá do papel no próximo mês, quando uma comitiva de técnicos da companhia devem fazer uma nova visita ao país. ;Após a assinatura do convênio, os trabalhos serão iniciados imediatamente. A urgência maior é atender a população de Porto Príncipe, a mais atingida pelo terremoto;, afirmou. A Caesb será responsável pelo planejamento, pela execução das obras e pela operação do novo sistema, que levará água potável aos moradores. O trabalho deverá ser concluído em três anos.

Ao todo, o governo brasileiro investirá R$ 200 milhões para ajudar o Haiti. Grande parte do recurso será utilizado na reconstrução do sistema de saneamento. Enquanto a rede estiver em construção, os desabrigados deverão se transferidos para outras áreas.

"Após a assinatura do convênio, os trabalhos serão iniciados imediatamente. A urgência maior é atender a população de Porto Príncipe, a mais atingida pelo terremoto"
Klaus Neder, assessor de projetos especiais da Caesb

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação