Cidades

Congresso espera reunir 30 mil

postado em 17/04/2010 07:07
Às vésperas do aniversário de Brasília, a capital recebe o 3; Congresso Espírita Brasileiro, evento da doutrina espiritualista mais movimentado do país. Cerca de 30 mil pessoas são esperadas durante os três dias de homenagem ao centenário de Chico Xavier ; começou ontem e vai até amanhã. Apresentações musicais, palestras, conferências, depoimentos e cerimônias sobre o mais conhecido médium e divulgador do espiritismo no país fazem parte do programa do evento, que teve inscrições encerradas na última quarta-feira. São cerca de 300 colaboradores voluntários para conseguir atender ao público, que vem não só de todos os estados brasileiros, mas de outras 26 nações. Palavras de fé, esperança, amor e caridade circulam pelos corredores do Centro de Conveções e estimulam milhares de pessoas em busca de enriquecimento espiritual.

O congresso, realizado pela Federação Espírita Brasileira, foi aberto com momentos musicais marcantes e participação de Divaldo Pereira Franco, reconhecido como um dos principais médiuns e oradores espíritas da atualidade. As atividades, que atraem crianças, jovens e adultos, acontecem no auditório principal, com 2,8 mil lugares, e em outros oito auditórios com telões que transmitem tudo ao vivo. Além de personalidades como José Raul Teixeira, fundador da Sociedade Espírita Fraternidade, também são destaques filmes sobre a vida de Chico Xavier ; Nosso Lar, obra adaptada dos livros para o cinema, é um deles. Visitantes encantam-se ainda na livraria, que dispõe de todos os 412 livros escritos pelo líder espiritual.

Preparação
João Pinto Rabelo, coordenador da comissão executiva do congresso, conta que o evento vinha sendo preparado há seis meses. ;Montamos uma estrutura para atender confortavelmente todos que partilhem de nossas crenças, que admirem Chico Xavier ou que quiserem conhecer os ensinamentos do espiritismo;, diz. Segundo o organizador, não é coincidência que o aniversário de 50 anos de Brasília seja no mesmo ano do centenário do líder espírita. ;Estava tudo dentro do grande planejamento. Ainda vamos levar muito tempo para entender tudo que Chico nos deixou;, acredita Rabelo, que comenta também a influência do Chico Xavier sobre o evento: ;Com certeza, essa obra ajudou ainda mais as pessoas a comparecem. Um trabalho excelente, que contribui para que tenhamos homens mais dignos no mundo;, completa.

O congressista Luiz Cláudio Azambuja, 47 anos, veio de Porto Alegre (RS) para participar do encontro. ;O que me trouxe até aqui foi a admiração pelos ensinamentos e atitudes de Chico Xavier. Está tudo muito bem organizado, num clima de paz e tranquilidade;, avalia o técnico em informática, que cresceu seguindo a doutrina espírita. Alan Correia de Paiva, 54, colaborador voluntário, partilha dos sentimentos de Luiz Cláudio. ;É muito gratificante me doar a este trabalho. O espiritismo trouxe uma reforma íntima na minha vida. Estou feliz em contribuir com esse evento maravilhoso;, alegra-se.

Programação

# 9h às 9h25: Painel sobre a educação espírita e a obra mediúnica de Chico Xavier
# 10h40 às 11h20: Reflexões pedagógicas à luz da obra mediúnica de Chico Xavier, com Sandra Borba Pereira
# 11h30 às 12h10: Palestra sobre Bezerra de Menezes, Chico Xavier e o trabalho de unificação, com Nestor João Masotti
# 14h10 às 15h: Atualidade científica da obra psicografada por Chico Xavier, com Marlene Rossi Severino Nobre
# 15h às 15h40: A ecologia na obra de Chico Xavier, com André Trigueiro
# 15h40 às 16h10: Depoimento sobre encarnação, com Blasques Galves
# 16h30 às 17h10: ;A Boa Nova;, crônica mediúnica com Mayse Braga

Amanhã
# 9h às 9h45: O amor fonte de vida, com Alberto Almeida
# 9h45 às 10h5: Depoimento sobre a imortalidade e a sobrevivência do espírito, com Ana Rosa
# 10h5 às 10h45: A obra mediúnica de Chico Xavier no contexto do movimento espírita internacional, com Charles Kempf
# 11h20 às 12h30: O caráter consolador da obra de Chico Xavier, com José Raul Teixeira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação