Cidades

Alunos do Centro de Ensino Fundamental 1 fazem mosaicos tendo Brasília como inspiração

postado em 19/04/2010 08:33
Os alunos, com a professora Ana Verusca: mosaicos brasiliensesAlunos do Centro de Ensino Fundamental 1, em Sobradinho, aprenderam a cultivar uma relação mais próxima com Brasília, nos últimos meses. Muitos deles nunca estiveram no centro da capital. Não conhecem o Congresso Nacional nem a Catedral. Mas inspirados em fotos e nos relatos dos professores, decidiram homenagear a cidade, que completa 50 anos depois de amanhã. A vontade de presentear Brasília nasceu nas aulas de artes. A professora Ana Verusca Martins incentivou os estudantes a conhecerem um pouco mais da história da capital e assim surgiu um projeto no qual os alunos vão retratar suas visões sobre o lugar por meio de mosaicos.

Aos poucos, as pequenas mãos moldam os pedaços de cerâmica e novos formatos nascem. Passo a passo surgem figuras que lembram os monumentos de Oscar Niemeyer. A logomarca dos 50 anos, escolhida em um concurso do GDF, também serviu como inspiração. Os trabalhos começam a sair agora do mundo das ideias e tornam-se concretos. No entanto, há dificuldades no meio do caminho. O colégio não conseguiu ônibus para levar os alunos a um passeio turístico pela Esplanada dos Ministérios. ;Tentamos de tudo, mas não deu. Até recebi a sugestão de fazer uma vaquinha e alugarmos um ônibus. Mas nem todo mundo pode pagar;, lamentou Verusca.

Mesmo com os empecilhos, o projeto não enfraqueceu. Se por um lado há problemas, por outro existem pessoas dispostas a ajudar. A madeira usada como suporte para os trabalhos veio de doação. Cada criança traz de casa ou de onde encontrar pedaços de cerâmica para fazer o mosaico(1). A professora também cata os caquinhos onde vê para ajudar. Ela recolhe o restante do material por conta própria e disponibiliza equipamentos como serra elétrica e furadeira. Serão 26 peças, no total. Todas vão fazer parte de uma exposição, em uma galeria de arte de Sobradinho. A escola vai convidar bandas de música e promover um coquetel para valorizar o empenho dos meninos e das meninas.

Nova homenagem
No ano passado, depois da participação dos estudantes no concurso de redação Leio e escrevo meu futuro, do Correio Braziliense, com tema do aniversário de meio século de Brasília, Verusca pensou em elaborar uma nova homenagem à cidade. ;A intenção é respirar Brasília no primeiro semestre do ano. É muito importante que eles conheçam o local onde vivem, mesmo quando moram afastados da área central;, explicou Verusca.

Os próprios alunos desenham o tema escolhido e executam as ideias em grupos. ;Nunca tinha feito mosaico. Gostei porque é legal montar as pecinhas. As aulas foram interessantes porque eu não conheço todos os monumentos, só a Terceira Ponte (JK) e o Palácio da Alvorada;, disse Nawnny Lustosa, 14 anos, moradora do setor Nova Colina, em Sobradinho. Na escola, até junho, todas as disciplinas vão tratar de temas relacionados à história do DF.

1 - Trabalho meticuluso
A técnica consiste em montar uma imagem ou um padrão visual criado pela incrustação de pequenas peças coloridas sobre uma superfície, que pode ser um quadro, parede ou piso, por exemplo. O material usado pode ser pedra, mármore, vidro, esmalte ou cerâmica. As peças quebradas são aglomeradas e fixadas com cimento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação