Cidades

Nova sede da Câmara Legislativa é invadida pelo movimento Fora Arruda

Polícia deixa prédio e outros manifestantes começam a se reunir do lado de fora

postado em 21/04/2010 21:25

Os manifestantes penduraram uma faixa na fachada do novo prédio da CâmaraOs policiais militares acabam de deixar a nova sede da Câmara Legislativa do DF, que é ocupada por um grupo de 70 manifestantes do Movimento Fora Arruda, que exigem a invalidação da eleição indireta e a saída do governador Rogério Rosso (PMDB). Segundo os ocupantes, o número já é superior a 100. O reitor da Universidade de Brasília (UnB) também esteve no prédio a pedido dos manifestantes, que se sentiram ameaçados pela presença do Bope.

Partidários do PSol também se juntaram ao grupo. Segundo Márcio Freitas, advogado dos invasores, os manifestantes só teriam de sair depois de um mandado de reintegração de posse pedido pela construtora. Um representante da Via Engenharia esteve no local e tentou a saída dos estudantes, que não concordaram. Um encontro teria ficado marcado para a sede da empresa na manhã desta quinta-feira. Outro grupo de manifestantes já se reúne do lado de fora da nova sede.

Chegada da polícia

Policiais militares (do 11; CPMIND e do Bope) chegaram a nova sede da CLDF e não houve confronto. E, depois de uma negociação, ficou definido que os estudantes ficarão restritos a uma área específica do prédio. Mas depois da saída dos policiais, esse controle deixou de ser feito.

[SAIBAMAIS]A partir de agora, apenas a imprensa e o advogado do grupo terão acesso ao local. Os funcionários da Ágil, empresa de segurança responsável pelo prédio, foram orientados pela polícia de que deveriam pedir a reintegração de posse, já que se trata de um prédio público desocupado.

Ocupação

Os manifestantes invadiram a nova sede da Câmara Legislativa do Distrito Federal, localizada no Setor de Indústrias Gráficas, em frente ao Palácio do Buriti, por janelas abertas no subsolo, e se instalaram na segunda sobreloja. Uma faixa na fachada do prédio traz os dizeres "Poder popular".

A expectativa era de que o prédio fosse inaugurado em maio. Os manifestantes disseram que a invasão foi planejada na noite desta terça-feira (20/4). Hoje, o grupo ainda protestou contra o governador Rogério Rosso (PMDB) e levou os bonecos do Tony Panetone e Bezerra de Ouro na parada da Disney.

Histórico

Os invasores da nova sede da CLDF são os mesmos que resistiram na reitoria da UnB, no ano passado, até a saída do reitor Timothy Mulholland, e que, em dezembro, tomou conta do prédio em uso da Câmara, no fim da Asa Norte.

Aguarde mais informações

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação