Cidades

Visita guiada ao Congresso terá encenação com atores

Grupo teatral representará personagens históricos, como Juscelino Kubitschek, Lúcio Costa e Ulysses Guimarães. Encenação ocorrerá aos sábados e domingos, até 30 de maio

postado em 22/04/2010 16:37

Em comemoração aos 50 anos de Brasília, a partir deste sábado (24), atores da companhia teatral Caixa Cênica vão representar personagens históricos durante as visitas guiadas ao Congresso Nacional. Serão sete cenas, com oito atores, que reproduzem momentos marcantes do Parlamento brasileiro e da mudança da capital para o Planalto Central.

No início da visita, um ator representa Juscelino Kubitschek e conta sobre a ideia de construir Brasília. A segunda cena mostra o urbanista Lúcio Costa, que explica sobre seu projeto do Plano Piloto e fala da parceria com Oscar Niemeyer e Israel Pinheiro.

Os personagens seguintes são dois candangos, que falam das dificuldades vividas pelos trabalhadores na época de construção da cidade.

No Plenário da Câmara, um ator representa Ulysses Guimarães e fala da Constituição de 1988 e da importância da Câmara dos Deputados no panorama nacional. No Plenário do Senado, o personagem é Ruy Barbosa, que trata da composição e das atribuições específicas da Casa, além de expor sua trajetória como senador. Outro personagem representado no Plenário do Senado é o engenheiro Joaquim Cardozo, que descreve o desafio de engenharia que foi o cálculo das cúpulas do Congresso.

A visita termina no Túnel do Tempo, onde uma atriz representa a princesa Isabel e fala sobre a história do Senado. No final, todos os personagens se encontram para tirar fotos com os visitantes.

Agenda A visita guiada com atores será realizada até 30 de maio, aos sábados e domingos, em quatro horários: às 10 horas, ao meio-dia, às 14 horas e às 16 horas. A iniciativa é promovida em conjunto pela Câmara e pelo Senado.

Mais informações pelo telefone (61) 3216-1771 ou em visitas@camara.gov.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação