Cidades

Niemeyer segue internado

Juliana Boechat
postado em 30/04/2010 08:43
O quadro de saúde do arquiteto Oscar Niemeyer, internado desde domingo no Hospital Samaritano na Zona Sul do Rio de Janeiro, continua sem alterações. Aos 102 anos, ele deu entrada no centro clínico com infecção urinária. Exames detectaram uma bactéria rara que teria causado a doença. Ainda sem previsão de alta, o arquiteto segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) recebendo antibióticos na veia. Os médicos responsáveis pelo tratamento preferiram mantê-lo hospitalizado para observação devido à idade avançada. Amigos próximos garantem que ele está lúcido, respira sem a ajuda de aparelhos e passa bem. Vera Lúcia Cambreira, 60 anos, não sai do lado do marido.

Mesmo com a eterna vontade de trabalhar e disposição de sobra, o arquiteto foi obrigado a diminuir o ritmo nos últimos meses. Esta é a segunda vez que Niemeyer fica internado no hospital em menos de um ano. A primeira foi em setembro do ano passado, quando foi detectado um tumor no intestino grosso do arquiteto e engenheiro. Ele passou 23 dias em observação. Pouco tempo antes, havia se submetido a uma pequena cirurgia para retirada de um cálculo na vesícula. Entre os períodos de internação, no entanto, Niemeyer toca projetos pessoais de arquitetura. Segundo o secretário de Cultura do DF, Silvestre Gorgulho, que visitou a família no hospital carioca, o arquiteto pede a todo instante para ir ao escritório.

Antes de ser internado, o arquiteto estava prestes a lançar uma revista de sua autoria sobre os 50 anos de Brasília. E trabalhava em cima de um projeto de nove prédios a serem construídos em Niterói (RJ), chamado O Caminho de Niemeyer. Na capital do país, duas obras suas estão prestes a serem inauguradas: a nova sede do Clube do Choro e a torre de TV digital, batizada de Flor do Cerrado pelo seu criador. O monumento está sendo construído na região do Colorado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação