Cidades

Correio na final do GP Ayrton Senna

postado em 30/04/2010 09:27
A série de reportagens do jornalista do Correio Braziliense Guilherme Goulart que denunciou o esquema fraudulento de venda e emissão de certificados de ensino médio pelo Instituto Latino-Americano de Línguas (Ilal) no Distrito Federal é uma das pré-finalistas da 10; edição do GP Ayrton Senna de Jornalismo. O concurso tem como foco o tema Educação para o Desenvolvimento Humano. Das 1.516 matérias inscritas, realizadas por 682 jornalistas, de 217 veículos de comunicação, foram selecionados os melhores trabalhos nas categorias jornal, televisão, revista, rádio e internet. A matéria do Correio é uma das onze que estão na disputa final da categoria jornal.

A série de reportagens do Correio ; que começou em novembro de 2009 e seguiu até fevereiro de 2010 ; mostrou que o Ilal, que atuava na capital do país há cinco anos, negociava documentações e certificados sem valor diante das autoridades locais de educação por até R$ 3 mil. Até então, a entidade era especializada apenas em cursos de idiomas. Ligação feita para a sede do Ilal, na 502 Sul, revelou que a aprovação no ensino médio pelo instituto dependia somente de algumas provas. Não havia aulas. Estudantes denunciaram, ainda, que ligaram para pais, amigos e namorados durante os exames. Assim, receberam as respostas das questões.

Após as denúncias, o Ilal passou a ser investigado pela Polícia Civil, Ministério Público, Procon e Procuradoria da República no DF. Além disso, o instituto foi impedido judicialmente de oferecer exames de supletivos a jovens e adultos. Das cinco unidades do Ilal em funcionamento até novembro do ano passado no DF, três foram fechadas. Apenas duas continuam abertas ; a sede e a filial da 309 Norte.

A escolha das reportagens pré-finalistas do prêmio Ayrton Senna, em cada uma das cinco categorias, foi realizada em fevereiro, por uma comissão de jornalistas, acadêmicos e, também, profissionais do instituto organizador. Para qualificar o processo de seleção das matérias, a 10; edição do GP de Jornalismo conta com a consultoria do jornalista e escritor Zuenir Ventura, vencedor de prêmios como Jabuti e Vladimir Herzog. Os ganhadores do prêmio serão conhecidos em cerimônia que acontece no segundo semestre deste ano, em São Paulo. O evento irá homenagear o tricampeão de F1, Ayrton Senna, que em 2010 completaria 50 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação