Cidades

Governo determina auditoria na empresa Fácil

postado em 14/05/2010 19:43
Em nota divulgada nesta sexta-feira (14/5), o governador do Distrito Federal, Rogério Rosso (PMDB), informou que a partir da próxima segunda-feira (17) o DFTrans vai promover auditoria na empresa Fácil - que gerencia o programa do Passe Livre Estudantil - no que se refere a cadastros, sistemas e processos. A legislação do DF prevê, em casos de convênio firmado entre governo e empresa, o livre acesso de auditores de controle externo e interno.

[SAIBAMAIS]Além disso, começará uma licitação para regularizar a situação. Segundo a nota, a Procuradoria Geral do Distrito Federal (PGDF) considera o convênio em vigor entre o governo e a Fácil "inadequado". A expectativa é que o processo licitatório esteja concluido em 90 dias. Durante esse prazo, o convênio será mantido, sob o acompanhamento do DFTrans, da PGDF e da Corregedoria do Distrito Federal.

A auditoria do DFTrans, iniciada nesta semana, identificou 7.000 cartões do Passe Livre Estudantil em situação de duplicidade. A suspeita é que os beneficiários faziam recargas simultâneas em viagens de ônibus e metrô. O DFTrans determinou à Fácil que, a partir desta sexta-feira, esses cartões sejam cancelados.

Depósito feito
Os cerca de 120 mil estudantes que utilizam o benefício estão sem recarga nos cartões há uma semana. O governo depositou R$ 2 milhões, nesta tarde, na conta da Fácil para a recarga dos cartões dos estudantes, enquanto a nova lei que regulamente o benefício não é votada na Câmara Legislativa.

Como a operação foi feita próximo ao horário de fechamento dos cinco postos da Fácil, que encerra o expediente às 17h, nestes sábado (15/5) e domingo (16/5), haverá plantão nos estabelecimentos para que os estudantes possam fazer a recarga. Das 8h às 17h, os postos da Estação 114 Sul do Metrô, Setor Comercial Sul, Taguatinga Centro, Sobradinho e Terminal Rodoviário do Setor Central do Gama vão realizar a operação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação