Cidades

Plantio de árvores nativas do cerrado pode salvar o Lago Descoberto

postado em 16/06/2010 20:11
Inaugurado por meio de uma barragem, o Lago Descoberto abastece grande parte da população do DF, mas sofre com vários problemas. Pensando nisso, foi iniciado o Projeto Descoberto Legal, liderado por diversos órgãos ligados aos governos distrital e federal. Com o intuito de fazer a adequação ambiental das propriedades rurais às margens do lago, o projeto já começou com um mapeamento da área, que possui aproximadamente 50 quilômetros de orla, para realizar o plantio de 150 mil mudas de espécies nativas do cerrado, que formarão uma ;faixa verde;.

O início da operação, com o plantio das árvores, deve ser iniciado no próximo período de chuvas no DF, em outubro, e a conclusão prevista é para março de 2011. Além da Agência Reguladora da Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), participam a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

Descobrindo o Descoberto

O Rio Descoberto, que em 1974 (por meio de uma barragem) deu origem ao lago, é o maior manancial de abastecimento do DF, contribuindo com 99% da produção do principal sistema de geração de água para abastecimento público local. Por ter uma grande área de influência, a extensão do rio possui forte ocupação humana, responsável por gerar pressões sobre o Sistema Integrado do Rio Descoberto, que abastece cerca de 66% da população do DF.

O entorno do Lago do Descoberto está ocupado por chácaras voltadas à agricultura ao reflorestamento de pinus e eucaliptos. Além disso, as pressões socioambientais, como a especulação imobiliária, as invasões, a presença de animais, o despejo de lixo, as erosões, os desmatamentos e a destruição das cercas de proteção existentes, geram um impacto direto sobre o Lago.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação