Cidades

Secretaria de Saúde faz avaliação bucal em brasilienses

postado em 21/06/2010 21:53

Começou nesta segunda-feira (21/6) o trabalho de avaliação bucal na população do Distrito Federal. A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) pretende fazer a pesquisa com duas mil pessoas, no Plano Piloto e em várias cidades satélites.

As equipes de técnicos da área de saúde passarão nas residências examinando crianças de até cinco anos, pré-adolescentes de 12 anos, adolescentes entre 15 e 19, adultos de 35 a 44, e idosos de 65 a 74 anos. O trabalho deve terminar no dia 30 de julho.

Os resultados obtidos com a avaliação irão direcionar as ações promocionais e assistenciais de odontologia. A equipe de entrevistadores estará trajada com colete verde escuro com a logomarca do Ministério da Saúde.

O objetivo do projeto é construir uma base de dados permanente sobre os principais indicadores de saúde bucal, levantar os principais problemas, proporcionar a utilização de serviços odontológicos nos postos e a autopercepção da saúde bucal.

No DF, a equipe de pesquisadores é formada por 10 cirurgiões-dentistas e 10 técnicos de higiene dental, todos servidores da SES-DF. Eles percorrerão 30 setores censitários da cidade, cada um com aproximadamente 150 domicílios.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação