Cidades

Falta de ônibus nas ruas reflete negativamente no comércio do DF

postado em 22/06/2010 16:01
A paralisação dos rodoviários tem prejudicado a população, as empresas e os comércios do Distrito Federal. Na segunda-feira (21/06), primeiro dia da greve, muitas pessoas tiveram problemas para chegar até o trabalho. Alguns optaram por veículos piratas ou caronas, mas outros não conseguiram nenhum dos dois e faltaram o serviço.

Foi o caso da lanchonete Zimbrus, localizada na 305 sul, que ficou com menos 12 empregados nesta segunda-feira. Por esse motivo, os serviços de tele-entrega não foram feitos. De acordo com o gerente do estabelecimento, Antônio da Silva Santos, o prejuízo foi grande. "Em média lucramos com esse serviço R$ 2 mil, por dia", diz o gerente.

A solução nesta terça-feira foi trabalhar com menos pessoas. "Alguns dos nossos funcionários tiveram que dobrar e estamos funcionando com redução de pessoal", explica Antônio.

Problemas
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), Antonio Augusto Moraes, destaca que além de possíveis demissões devido à greve, as empresas também sofrem prejuízos. "Infelizmente isso vem trazendo um certa dificuldade para o comércio, pode até resultar em um índice menor de crescimento em relação ao ano passado, já que as lojas estão abrindo mais tarde e até com déficit de funcionários", comenta.

Antonio afirma que esse fato trará custo alto aos comerciantes. "Muitas lojas não estão abrindo e isso acaba prejudicando também os clientes", explica.

[SAIBAMAIS]Para amenizar a situação, segundo o presidente do Sindicato, algumas empresas estão providenciando transporte para buscar e levar os funcionários. "Alguns têm oferecido ônibus. Outros até têm dado aumento nos recursos, além do vale transporte, para que os servidores consigam chegar até os seus empregos", afirma.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação