Cidades

Moradora de Taguatinga completa 100 anos

Amanhã é um dia muito especial para a pequena, mas muito unida, família de dona Wanda Tyrka: a matriarca completa um século de existência. A festa está marcada para domingo, quando a aniversariante usará o traje que idealizou para a data e receberá o carinho de mais de 200 convidados, entre parentes e amigos

postado em 23/07/2010 07:41
Amanhã é um dia muito especial para a pequena, mas muito unida, família de dona Wanda Tyrka: a matriarca completa um século de existência. A festa está marcada para domingo, quando a aniversariante usará o traje que idealizou para a data e receberá o carinho de mais de 200 convidados, entre parentes e amigosO próximo domingo será especial para a moradora de Taguatinga Norte Wanda Tyrka, 99 anos. Ela vai se vestir de lilás, passar batom no mesmo tom e usar as melhores joias que tem. Mandou fazer um vestido de festa, com direito a pano nobre e muita renda, e tirou da gaveta os acessórios em pérola especialmente para a ocasião. Toda vaidade é pouca para o momento que a aguarda. Amanhã, Wanda completa um século de vida. A festa, porém, está marcada para o dia seguinte. Um almoço de família, com bacalhau e banana flambada de sobremesa, algumas das iguarias preferidas de Wanda, vai reunir mais de 200 amigos e parentes, em um salão de festas da região onde ela vive com a filha e um sobrinho, casados um com o outro.

Vistosa, a senhora elegante de Taguatinga exibe seus olhos de pedra preciosa, que misturam verde e azul e prendem a atenção do interlocutor. Wanda mantém os cabelos brancos e lisos sempre muito bem penteados. Entre uma conversa e outra ; e ela ama conversar, apesar de ter limitações auditivas ;, pergunta se os fios estão arrumados. Orgulhosa das mudanças do tempo, nunca usou tintura: aposta na ideia de que a beleza independe da juventude. O sobrenome incomum veio de familiares poloneses. Mas Wanda é brasileiríssima, nasceu no Paraná, estado que concentra grande número de imigrantes da Polônia.

Firme na proximidade dos 100 anos, ela faz inveja até nos médicos. ;O doutor me perguntou qual era a receita para chegar tão longe. Eu disse a ele: ;Ora, doutor, é o senhor quem deve me dar uma receita;;, brincou, espirituosa. Wanda nasceu em 1910, quando o carro popular ainda era uma ;novidade; no mundo e o telefone celular nem sonhava em existir.

Naquele tempo, muitas crianças já saíam da sala de parto mortas, por conta de doenças como a tuberculose e a sífilis. Ela nasceu prematura, com sete meses, ;do tamanho de uma garrafa;, descreve. ;Acharam que eu nem ia sobreviver. Cá estou eu, com 99 anos.; Wanda viveu mais da metade da vida no Sul do país.

RevolucionáriaAmanhã é um dia muito especial para a pequena, mas muito unida, família de dona Wanda Tyrka: a matriarca completa um século de existência. A festa está marcada para domingo, quando a aniversariante usará o traje que idealizou para a data e receberá o carinho de mais de 200 convidados, entre parentes e amigos
Wanda nunca foi uma garota tradicional. Sempre causou impacto por onde passava, e não era só pelos seus longos cabelos loiros e olhos claros. Casou-se aos 30 anos, em um época na qual era tradição que as moças, mal entrassem na adolescência, já constituíssem família. Ousou ainda mais, separando-se seis meses depois. ;O divórcio era um escândalo;, conta a filha única de Wanda, Maria Gabriel Tyrka, 64 anos. ;Ela sofreu muito preconceito até dentro da família. É sem dúvida uma mulher muita corajosa, sempre fez o que quis, é exigente e mandona;, resume. Wanda pediu a separação porque o marido era um homem violento, segundo relata. ;Ele tentou me matar e eu fiquei traumatizada. Muitos homens me cortejaram depois disso, mas eu não quis me envolver nunca mais.;

Apesar do trauma amoroso, Wanda é uma casamenteira: ;Só porque eu não fui feliz no amor, isso não quer dizer que ninguém mais possa ser;. No altar montado na sala de casa, durante as orações diárias ; são muitas, por sinal, para vários santos, entre eles Santo Antônio ;, ela sempre pede um amor para os parentes solteiros. ;Meu neto não queria saber de casamento. Rezei tanto por ele e ele arrumou uma moça maravilhosa!”

Ter filhos fora do casamento não era uma opção para Wanda. Ela então adotou Maria Gabriel. ;Soube que uma moça pobre, lá no Paraná, queria entregar os filhos para alguém e procurei a mulher.; Assim Wanda se tornou mãe. ;Ela é uma mãe maravilhosa, muito presente. Ajudou a criar meus filhos e a transmitir muitos valores a eles. Devo muito a ela;, afirmou a filha adotiva, que acabou se casando com um sobrinho de Wanda, Renato Tyrka, hoje com 70 anos.

NaturezaAmanhã é um dia muito especial para a pequena, mas muito unida, família de dona Wanda Tyrka: a matriarca completa um século de existência. A festa está marcada para domingo, quando a aniversariante usará o traje que idealizou para a data e receberá o carinho de mais de 200 convidados, entre parentes e amigos
Hoje, a senhora divide uma casa confortável em Taguatinga Norte, na QNA 6, com a filha e o sobrinho. Tem três netos e dois bisnetos de consideração. Fala deles com paixão e cuidado, do jeito que somente as boas avós e bisavós fazem. Wanda veio para Brasília há 43 anos, para ficar perto dos parentes. ;Eles cuidam muito de mim. O amor da família ajuda a viver mais;, acredita. Ela alimenta também uma relação próxima com a natureza. Todos os dias rega e faz carinho nas plantas do quintal. São samambaias, orquídeas e muitas outras. ;Minha primeira oração do dia é diante delas.; Wanda tem sede de ver a vida nascer e crescer. Às vezes, exagera nos fertilizantes das plantas. ;Ela briga comigo quando eu tento dosar a quantidade do fertilizante;, entrega a filha.

Para uma centenária, Wanda demonstra boa forma. Caminha com o auxílio de um andador, mas consegue até descer degraus. É completamente lúcida e teima para que façam suas vontades. ;Você precisa ver, ela não gosta que ninguém fique segurando ela. Quer fazer tudo sozinha;, comentou a filha. Wanda também adora fazer caminhada. Ficar parada muito tempo não é com ela. O máximo de descanso que tem é quando assiste à missa pela televisão, diariamente. ;Eu ia à igreja, mas estou com um problema no joelho que atrapalha demais;, explica. Católica fervorosa, Wanda é devota de Nossa Senhora. Aos domingos, uma vizinha, também idosa e muita amiga, traz para ela a comunhão. E assim dona Wanda se sente purificar.

Viver muito
Quem conhece a senhora simpática, porém enérgica, sempre pede a ela a receita da longevidade. ;Mas eu não sei explicar. Nunca bebi, nunca fumei, sempre trabalhei, mas sem exageros. Acho que é este o segredo. Estar sempre bem e fazer o que tem vontade, sem se preocupar demais com o que os outros vão pensar;, ensina a centenária, que exerceu a profissão de costureira durante mais de 40 anos. Os cuidados com a saúde nunca são demais. Wanda faz ginástica duas vezes ao dia e está sempre em movimento. ;Vi na televisão que os idosos não devem exagerar no exercício;, avisa.

Balanceado, o cardápio de Wanda é abrangente. ;Ela adora uma carne de porco;, revela Maria Gabriel. ;Os médicos liberaram, mas com algumas restrições. Ela está na idade de aproveitar, mas sem excesso.; Wanda acredita que a comemoração de domingo será a última festa de aniversário. ;Depois dessa idade, a gente até cansa de comemorar.; Mas os exames cardíacos, realizados recentemente, dizem o contrário. ;Se depender do meu coração, ainda vou longe;, atesta.

"Nunca bebi, nunca fumei, sempre trabalhei, mas sem exageros. Acho que é este o segredo. Estar sempre bem e fazer o que tem vontade, sem se preocupar demais com o que os outros vão pensar."

"O doutor me perguntou qual era a receita para chegar tão longe. Eu disse a ele: ;Ora, doutor, é o senhor quem deve me dar uma receita."
Wanda Tyrka, que completa 100 anos amanhã

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação