Cidades

Maníaco é indiciado por assassinato no DF

Em depoimento ao delegado-chefe da 13º DP (Sobradinho), o matador em série revela detalhes da morte de uma mulher de 41 anos, ocorrida em setembro de 2009

postado em 27/07/2010 07:00
A polícia do Distrito Federal indiciou Adaylton Nascimento Neiva, 31 anos, pela morte de Evanilde dos Santos Ribeiro, 41. A moradora de Sobradinho saiu de casa em 24 de setembro de 2009 e foi encontrada morta quatro dias depois. Em depoimento ao delegado-chefe adjunto da 13; Delegacia de Polícia (Sobradinho), Rogério Henrique Oliveira, ontem, no Departamento de Polícia Especializada (DPE) do DF, o maníaco contou os detalhes de como assassinou a vítima, além de revelar a motivação do crime. Na conversa como delegado, Adaylton afirmou, ainda, ter matado outra mulher na mesma cidade. A polícia, no entanto, ainda não tem pista do caso.

O depoimento do acusado foi tomado na Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP) às 14h e durou aproximadamente uma hora. Algemado e sem camisa, Adaylton afirmou que conheceu Evanilde três meses antes de assassiná-la ; em 24 de setembro de 2009. No dia em que a matou, ele disse ao delegado que fez uso de maconha com rupinol ; medicamento de uso controlado. Adaylton afirmou que encontrou com ela no Ginásio de Esportes de Sobradinho e levou a vítima, de bicicleta, para um lugar chamado Arrozal ; próximo à BR-020, que liga Sobradinho a Planaltina ; situado a 4km da cidade.

Com a frieza que vem demonstrando desde que foi preso em 16 de julho, Adaylton disse que, no km 12 da BR-020, estrangulou Evanilde. Mas a vítima continuou respirando. Ao perceber que ela se mexia, o criminoso a sufocou novamente, mas, dessa vez, com um cadarço de sapato. ;Vamos indiciá-lo por homicídio qualificado. Se condenado, ele pode pegar de 12 a 30 anos de prisão;, diz Rogério. O delegado afirmou que deve encaminhar o inquérito policial à Justiça na próxima quinta-feira e que já pediu a prisão preventiva de Adaylton pela morte de Evanilde.

Desaparecida
Quanto à outra suposta vítima que o maníaco afirma ter executado, o delegado destaca que ainda existem dúvidas sobre o crime, mesmo com a confissão de Adaylton. ;Há pontos contraditórios no depoimento dele. Vamos levá-lo ainda esta semana para o local onde ele afirma ter cometido o suposto assassinato;, explica o policial. Rogério relata que o suspeito se confunde ao informar a áreal onde teria assassinado a mulher. ;Primeiro, ele diz ter sido perto de um eucalipto. Depois, próximo de um rio;, explica.

A jovem pode ser a moradora de Planaltina Denise Estácio Dias, 18 anos. Ela está desaparecida desde 5 de julho de 2009. Segundo a família informou para a polícia, ela saiu de casa, em Planaltina, para encontrar o namorado em Sobradinho. De lá, teria embarcado em um ônibus de volta para a sua residência, porém, nunca chegou. ;Por enquanto, é muito cedo para dizer se a moça que está desaparecida foi morta por ele;, pondera Rogério.

A polícia do DF, porém, descartou o envolvimento de Adaylton com a morte de uma mulher cujo o corpo foi encontrado nas proximidades da Quadra 18 de Sobradinho. O nome dela é mantido em segredo pela polícia. ;Ele não tem relação com esse crime;, assegura o delegado-chefe da 13; DP.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação