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Rosário e Brazil Pharma selam união

A associação com a marca brasiliense leva a holding do Banco BTG Pactual passar da oitava à quinta posição no ranking nacional, além de tornar a capital federal uma referência para a consolidação do comércio de medicamentos

postado em 28/07/2010 06:27
A consolidação do varejo farmacêutico brasileiro passa por Brasília. No último fim de semana, após cinco meses de conversa, a Brazil Pharma, holding de farmácias do Banco BTG Pactual, selou o casamento com a rede brasiliense Rosário Distrital. Com a associação, a holding passa a tomar conta da gestão financeira da empresa, enquanto as funções operacionais e administrativas continuam sob o comando do maior grupo do segmento no Centro-Oeste. Ontem, a rede paulista Drogasil anunciou a compra de pontos comerciais da Santa Marta (veja matéria ao lado). As negociações reforçam que o mercado está atento ao potencial de localidades fora do eixo Rio-São Paulo, até então inexplorado.

Executivos da Brazil Pharma e da Rosário Distrital se fecharam em um escritório de advocacia de Brasília na semana passada. A papelada do acordo terminou de ser assinada por volta das 19h30 de sábado. A participação no capital da rede brasiliense foi a terceira associação feita pelo braço farmacêutico do banco de investimento em menos de um ano. Com a nova parceria, o grupo capitaneado pelo banqueiro André Esteves acumula 510 farmácias no Brasil e um faturamento de R$ 1,3 bilhão. Salta, assim, da oitava para a quinta posição no ranking das maiores redes do país.

Ao fechar negócio com a Rosário Distrital, a Brazil Pharma espera ter dado um passo importante para assumir o primeiro lugar do setor até o fim de 2011. Já compõem o portfólio da Brazil Pharma as cerca de 400 lojas da rede de franquias paulista Farmais ; adquirida em setembro do ano passado ;, além de 32 pontos comerciais da antiga Farmácia dos Pobres, no Nordeste, comprados em maio de 2009. Para chegar à liderança do mercado, a holding planeja continuar focada em aquisições e associações. Até dezembro, mais duas negociações devem se consolidar.

Os termos financeiros do acordo no Distrito Federal não foram revelados, mas pela primeira vez a Brazil Pharma será minoritária. A marca Rosário Distrital será mantida. A rede possui 80 lojas espalhadas pelo DF e em Goiânia, e ocupa o 15; lugar em vendas no país. Em 2009, faturou R$ 290 milhões. Para este ano, a previsão é de que as contas fechem em R$ 360 milhões. A fusão que criou o grupo milionário ocorreu em outubro do ano passado, depois da chegada ao DF da Drogasil, que comprou 26 lojas da antiga Vison e hoje ocupa o segundo lugar no ranking local.

Centro-Oeste
A associação com a Brazil Pharma impulsionará a Rosário Distrital a avançar pelo Centro-Oeste. Ainda esta semana, será inaugurada a primeira unidade em Luziânia (GO). A previsão é abrir 30 lojas e criar pelo menos mil empregos nos próximos dois anos. A expansão começará por Goiás, seguindo para Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. ;Estamos certos de que a decisão consolidará o grupo como líder no Centro-Oeste, mas o ;centro nervoso; da empresa continuará sendo Brasília, onde ficarão os impostos e as arrecadações;, diz o diretor executivo da Rosário, Álvaro Silveira Júnior.

Todo o dinheiro aportado pela Brazil Pharma será usado na operação firmada com a rede brasiliense. ;Escolhemos o mercado do DF porque ele é muito promissor, tanto pela alta renda da população, quanto pelo potencial de crescimento;, sustenta o presidente da holding do BTG, André Sá. O varejo farmacêutico no Brasil dobrou nos últimos cinco anos, impulsionado pela popularização dos genéricos, expansão de renda da população e aumento da expectativa de vida. O mercado do DF acompanha esse cenário e espera crescer 9% este ano.

Drogasil compra 18 lojas da Santa Marta

No início da noite de ontem, a rede paulista Drogasil divulgou uma agressiva expansão pelo Brasil, que também passa pelo DF. A empresa comprou 18 pontos comerciais da Drogaria Santa Marta em Brasília e outros dois pontos da mesma rede em Goiás. A Santa Marta nasceu em Goiânia, em 1988. Na Região Sudeste, seis lojas marcarão a entrada da Drogasil no mercado carioca. O texto de anúncio das aquisições divulgado à imprensa diz que ;os novos pontos reforçam a posição da Drogasil como importante player do varejo farmacêutico e reiteram a estratégia de conquistar novos mercados;.

Com as fusões confirmadas, a rede paulista atingirá a meta de inaugurar 40 lojas em 2010. No total, já são 302 unidades espalhadas por cinco unidades da Federação: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e, agora, Rio de Janeiro. O centro de distribuição da companhia está localizado na capital paulista. A Drogasil foi a primeira rede do varejo farmacêutico brasileiro a abrir o capital. Comemora oito trimestres consecutivos de crescimento. Em 2009, a rede conquistou um crescimento em vendas brutas de 34,8%, totalizando R$ 1,787 bilhão.

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