Cidades

Termina hoje reunião da Unesco

Adriana Bernardes
postado em 03/08/2010 07:57
Após nove dias recebendo visitantes de 180 países, Brasília se despede hoje das comitivas da 34; Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial. Apesar do relatório de 2001, que apontou riscos e fez recomendações para que a cidade preservasse as características originais, Brasília não foi tema do encontro, como já se esperava. Este ano, 22 novos bens foram inscritos na lista, entre eles, a Praça de São Francisco da cidade de São Cristóvão, em Sergipe. A partir de agora ela é Patrimônio Mundial da Humanidade na categoria bem cultural.

Apesar de o relatório do Conselho Internacional dos Monumentos e dos Sítios (Icomos) de 2001 apontar distorções e respectivas sugestões para que as características de Brasília fossem mantidas ; e de o governo local ter ignorado a maioria das recomendações ; , a vice-presidente do órgão, Kristal Buckley, disse ter gostado do que viu. ;Fiquei feliz em ver o patrimônio de Brasília; pontuou. ;O Icomos trabalha junto das autoridades locais e nacionais para que sempre tentem preservar os seus bens. Esse é um dos nossos grandes desafios;, destacou.

Na opinião do ministro da Cultura, Juca Ferreira, Brasília não entrou na pauta porque, apesar de haver distorções ao plano original de Lucio Costa, nenhum bem brasileiro está lista dos sítios ameaçados. Isso, porém, não deve ser motivo para acomodações. ;Nós vemos as ameaças e devemos tratá-las no âmbito do governo. O Iphan tem sido um zelador de Brasília. Mas temos problemas gerados pela especulação imobiliária e pelo crescimento desordenado da população e dos carros;, resumiu.

Bem singelo

Ao comentar o tombamento da Praça de São Francisco, o ministro da Cultura disse que o local não é um bem monumental, mas singelo. ;Essa praça é a melhor representação, no Brasil, do período em que Portugal e Espanha se fundiram em uma só Coroa;, explicou. Representantes do Icomos votaram contra a inclusão do bem na lista da Unesco por considerarem que o Brasil deveria ampliar e apresentar argumentos para comprovar o valor universal. No entanto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), manteve o projeto e conseguiu a aprovação do comitê por unanimidade. Agora, o Brasil passa a ter 18 bens tombados e nenhum deles em perigo.

Na avaliação do Comitê, a reunião deste ano mostra que os países em desenvolvimento estão ganhando visibilidade ao terem seus bens reconhecidos pela Unesco. E, para o futuro, os estados-membros esperam aumentar o equilíbrio da distribuição dos bens criando mecanismos para que um maior número de países consigam apresentar candidaturas.

Diretor do Centro do Patrimônio Mundial, o italiano Francesco Bandarin acredita que o maior ganho da reunião de Brasília foi a ampliação dos sítios naturais. ;Em 2010, três países estrearam na lista do patrimônio mundial, o Tajiquistão, as Ilhas Marshal e o Kiribati. Com isso, dobramos a superfície da área protegida no planeta. Só o sítio do Kiribati tem mais de 400 mil km;.;

Novos bens


Em perigo
; Catedral de Bragati e Monastério de Gelati (Geórgia)
; Florestas Tropicais de Atsinanana (Madagascar)
; Tumbas dos Reis de Buganda (Uganda)
; Parque Nacional Everglades (Estados Unidos)

Bens mistos
; Papah naumoku kea (Estados Unidos)
; Zona de Conservação Ngorongoro (Tanzânia) (originalmente inscrito em 1979 como bem natural)

Bens culturais
; Praça de São Francisco na cidade de São Cristóvão (Brasil)
; Locais de Degredo da Austrália (Austrália)
; Monumentos Históricos de Dengfeng, no ;Centro do Céu e da Terra; (China)
; Cidade Episcopal de Albi (França)
; Jantar Mantar (Índia)
; Conjunto Sheikh Safi al-din Khanegah e Templo em Ardabil (República Islâmica do Irã)
; Complexo do Bazar Histórico de Tabriz (República Islâmica do Irã)
; Atol de Bikini, Local de Testes Nucleares (Ilhas Marshall)
; Caminho Real de Tierra Adentro (México)
; Cavernas Pré-históricas de Yagul e Mitla no Vale Central de Oaxaca (México)
; Área de canais concêntricos do século XVII no Singelgracht em Amsterdã (Países Baixos)
; Vilas Históricas da Coreia: Hahoe e Yangdong (República da Coreia)
; Distrito de At-Turaif em ad-Dir;iyah (Arábia Saudita)
; Sarazm (Tajiquistão)
; Cidadela Imperial de Thang Lon ; Hanói (Vietnã)

Bens naturais
; Relevo de Danxia (China)
; Picos, crateras e paredões da Ilha de Reunião (França)
; Área Protegida das Ilhas Phoenix (Kiribati)
; Plateau de Putorana (Federação Russa)
; Planalto Central do Sri Lanka (Sri Lanka)

Bens do Patrimônio Mundial que foram estendidos
; Cidade de Graz ; Centro Histórico e Palácio Eggenberg (Áustria) ; extensão do sítio do Centro Histórico da cidade de Graz
; Parque Nacional Pirin (extensão) (Bulgária)
; Sistema de gestão hídrica do Alto Harz (Alemanha) ; extensão do sítio das Minas de Rammelsberg e Cidade Histórica de Goslar
; Cidade Mineira de Roros e a Circunferência (Noruega) ; extensão do sítio da Cidade Mineira de Roros
; Igreja da Ressurreição do Mosteiro de Sucevita (Romênia) ; extensão do sítio Igrejas da Moldávia
; Zona de arte rupestre de Siega Verde (Espanha) ; extensão dos Sítios de Arte Rupestre Pré-histórica do Vale do Côa, (Portugal)
; Monte San Giorgio (Itália) ; extensão do Monte San Giorgio, Suíça

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação