Cidades

Brasília tem segundo dia mais seco de 2010

postado em 10/08/2010 07:00
Meteorologistas registraram ontem a segunda menor umidade relativa do ar neste ano em Brasília. A taxa alcançou 18% nas horas mais quente do dia (entre as 15h e as 16h), quando a temperatura chegou a 28,9;, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Índice menor só em 16 de junho, quando foram registrados 15%. A baixa umidade deve continuar pelo menos até o fim de semana. E a estiagem também vai perdurar. A previsão é de que chova só em meados de setembro. Em Brasília, não há precipitações desde 26 de maio, segundo o órgão.

Taxa ainda mais impressionante foi registrada ontem pela a empresa de previsões meteorológicas Climatempo. Na região do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, a umidade relativa do ar chegou a 8%. O índice mais baixo verificado pela Climatempo foi de 7%, em 22 de junho. ;Brasília entrou no estado de emergência (quando a umidade fica abaixo de 12%);, afirma o meteorologista da Climatempo Marcelo Pinheiro.

Uma forte massa de ar seco dificulta a entrada de nuvens de chuva e de frentes frias na região do Distrito Federal, segundo Pinheiro. ;As frentes frias estão subindo até o sul do Paraná e o leste de São Paulo, mas não têm força para chegar até aqui;, explica a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Odete Marlene Chiesa.

E as notícias não são animadoras para quem está sofrendo com a seca. ;Não há previsão de chuva. Provavelmente só vai chover em meados de setembro;, previu Odete. ;Há muitos dias a umidade está baixa. Brasília está em estado de aviso especial;, alertou. O histórico de medições do Inmet mostra percentuais de umidade do ar abaixo de 30% desde 1; de agosto, com exceção do dia 3, quando foram registrados 33%.

Marcelo Pinheiro explica que a variação entre os índices registrados pela Climatempo e o Inmet se deve às caraterísticas das regiões verificadas. ;Observamos na região do aeroporto até fumaças, resultado de incêndios instantâneos devido ao tempo seco ;, observa.

Durante essa época árida, típica do Planalto Central, é bom o brasiliense redobrar os cuidados com a hidratação. Especialistas recomendam beber muita água e evitar a prática de exercícios físicos durante as horas mais quentes do dia (fim da manhã e início da tarde). Porém, o meteorologista da Climatempo alerta que, diferentemente do habitual (primeiras horas da tarde), o período em que se registrou a menor umidade relativa do ar, ontem, foi às 17h.

Cuidados para enfrentar a seca

; Beber muita água. Se possível, um copo de hora em hora;
; Colocar toalhas molhadas ou bacias d;água para umedecer o ambiente em casa;
; Trocar as toalhas ou bacias d;água de um dia para outro, de modo a evitar problemas de saúde;
; Usar creme hidratante para evitar coceiras na pele, comuns nesta época do ano;
; Evitar banhos excessivamente prolongados ou se ensaboar demais para não perder as proteções naturais da pele;
; No caso de lábios rachados, o uso de manteiga de cacau é recomendado;
; Para narizes ressecados, pode-se usar soro fisiológico de 6 em 6 horas;
; Procurar fazer exercícios físicos antes das 9h e após as 17h;
; Procurar ter uma alimentação mais leve, regada a muitas frutas e verduras;
; Evitar excesso de sal na comida.
Fonte: Pneumologista Ricardo Martins, do Hospital Universitário de Brasília (HUB)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação