Cidades

Índios ocupam área externa da Funai

postado em 10/08/2010 08:36
Cerca de 100 índios, inclusive crianças, que estavam acampados na Esplanada dos Ministérios desde janeiro deste ano decidiram na tarde de ontem ocupar a área externa do prédio da Fundação Nacional do Índio (Funai), localizado na 702/902 Sul, no Setor de Edifícios Públicos, ao lado do Parque da Cidade. Eles garantem que não vão deixar o local até serem recebidos pelo presidente do órgão, Márcio Meira. O motivo da ocupação, segundo o representante das tribos e membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Arão da Providência Araújo Filho foi o descumprimento de uma suposta promessa feita pelo ouvidor da Funai, Paulo Pancararu, de que eles participariam de uma reunião marcada para as 15h de ontem. Como não houve o encontro, os índios decidiram levar redes, roupas e alimentos para montar um acampamento na Funai, onde pretendem ficar por tempo indeterminado.

Os integrantes do Acampamento Indígena Revolucionário dizem que o protesto não tem data para acabarDe acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a reunião foi agendada e realizada pela manhã, com 48 índios da etnia Guajajara. Já os manifestantes, alegam também ter marcado um encontro com o presidente da Funai e reivindica a nomeação de um novo presidente. Diante do impasse, o advogado Arão resolveu oficializar o pedido de reunião, mas ainda sem data marcada. A assessoria alertou que a Funai não reconhece o movimento de índios da Esplanada como sendo legítimo e que o encontro dependerá da disponibilidade de Márcio Meira, que tem viagem marcada para Manaus (AM) nesta sexta-feira.

Pauta extensa
As etnias Xavante, Tabajara, Muidururu, Guajajara, Xerente, Tupinambá e Terena fazem parte do Acampamento Indígena Revolucionário (AIR) e têm uma pauta com 15 solicitações. Uma delas é a revogação do Decreto Presidencial n; 7.056/09, que extingue 40 administrações regionais e 337 polos indígenas, além de substituir antigos servidores da Funai. Ao todo, 15 administrações serão fechadas ou reestruturadas em diversos estados do país. Os índios pedem ainda a renúncia de Márcio Meira do cargo do presidente da Funai.

A manifestação dos índios na Funai coincidiu com o Dia Internacional das Populações Indígenas, comemorada ontem. Para o cacique da aldeia Olho D;água, no Maranhão, Severino Guajajara, os índios estão sendo discriminados. ;É uma falta de respeito o que está acontecendo conosco. Estamos lutando pelos nossos direitos e não estamos sendo ouvidos;, reclamou. Segundo ele, dois ônibus com cerca de 80 pessoas de diversas etnias estavam vindo para Brasília, mas acabaram barrados na estrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). ;Queremos voltar para nossas aldeias, mas só vamos sair quando o presidente da Funai assinar a exoneração dele;, garante Murilo Filho, membro da tribo Caraiú, oriunda do Rio de Janeiro,

Para saber mais
Celebração anual


O Dia Internacional das Populações Indígenas foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas por meio da Resolução n; 49/214, de 23 de Dezembro de 1994. A celebração anual reconhece realizações populares indígenas do mundo que atingem mais de 370 milhões de pessoas espalhadas por aproximadamente 70 países. É um marco no reconhecimento da luta indígena contra discriminação e na proteção dos direitos humanos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação