Cidades

Sábado é dia de combate à poliomielite

postado em 13/08/2010 08:22
As crianças de 1 a 5 anos devem receber a gotinha neste sábado: 300 mil doses para a imunizaçãoAs crianças de 1 a 5 anos tem neste sábado (13/8) um compromisso com o Zé Gotinha. Meninos e meninas devem participar da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A imunização será feita, das 8h às 17h, por 2.518 mil funcionários da Secretaria de Saúde do DF em 345 postos que funcionarão nos hospitais regionais, nos centros de saúde, em escolas, em supermercados e em shoppings da cidade.

De acordo com o subsecretário de Vigilância à Saúde, Allan Kardec Rezende, a meta nesta etapa é vacinar 210.040 meninas e meninos. ;Serão distribuídas 300 mil doses da vacina em todos os postos do DF. Este ano, nossa meta é vacinar 95% das crianças;, diz. No ano passado, a segunda etapa registrou 90,7% de cobertura.

A médica infectologista Ana Maria Rocha explica a importância de os pais levarem os filhos até os postos e destaca a proteção imunológica da vacina. ;Mesmo que a criança não tenha o cartão de vacinação, vai poder receber a gotinha. Nesse caso, serão entregues comprovantes;, orienta. ;Só não devem ser vacinadas crianças com febre acima de 38;, com alergia grave a algum componente da vacina e as que estejam em tratamento de quimioterapia ou Aids;, alerta. Segundo a médica, ainda há risco de reintrodução do polivírus selvagem no Brasil diante da possibilidade de importação de casos provenientes de outros países. ;Precisamos continuar a campanha para que as nossas crianças estejam protegidas;, garante.

Existem três tipos de vírus da poliomielite, infecção grave que provoca lesões no sistema nervoso podendo matar ou provocar a paralisia das pernas e dos braços. A doença é transmitida pelo contato direto com uma pessoa infectada, por meio de espirros, tosse ou fezes. Alimentos não higienizados ou água contaminada são outras formas de contaminação. Os principais sintomas da enfermidade são: febre e dor de cabeça. Mas, em 95% dos casos, as crianças não apresentam nenhum sinal. Somente em 1% dos casos, a doença se manifesta quando ocorre uma paralisia aguda. Segundo dados da Secretaria de Saúde, no Distrito Federal o último caso de paralisia infantil foi registrado em 1987 e no Brasil, em 1989. A vacina contra a poliomielite é disponiblizada gratuitamente pelo Sistema único de Saúde (SUS) durante o ano inteiro.

"Só não devem ser vacinadas crianças com febre acima de 38;, com alergia grave a algum componente da vacina e as que estejam em tratamento de quimioterapia ou Aids"
Ana Maria Rocha, médica infectologista

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação