Cidades

Brasilienses sofrem mais com poluição no período de seca

postado em 20/08/2010 13:37
Além do desconforto causado pela baixa umidade, a poluição tem maior influência sobre a saúde dos brasilienses nesta época do ano. De acordo com Fillipe Augusto Garcia, técnico de monitoramento da qualidade do ar do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), as condições climáticas da estiagem não são favoráveis à disperção dos poluentes. "Além dos cuidados com a seca, deve-se ficar atento a esse aspecto", adverte.

O Ibram desenvolve um projeto de monitoramento da qualidade do ar no Distrito Federal, em parceria com a UnB, há cerca de 5 anos. Sete estações operam em diversos pontos e registram índices da concentração de poluentes. "Devido a problemas administrativos, a coleta desses dados foi interrompida temporáriamente, mas em setembro teremos dados mais específicos deste ano", explica o especialista. Segundo ele, vários fatores são levados em conta para que esse número seja calculado, entre eles, fumaça, poeira e gases poluentes, como dióxido de enxofre.

Qualidade do ar no DF
Fillipe diz, ainda, que a qualidade do ar pode variar de região para região. "Nas estações da W3 Sul e L2 Norte, o índice é considerado bom. Já no Fercal, próximo à Sobradinho, é inadequado para a população". A situação é regular nas Rodoviárias do Plano Piloto e Taguatinga.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação