Cidades

Corpo de Bombeiros e Marinha fazem simulação

postado em 30/08/2010 07:48
Quem passou pelas proximidades do Lago Paranoá, na manhã de ontem, pode acompanhar uma simulação de salvamento promovida pela Marinha e o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) no Clube Naval, no Setor de Clubes Sul. A encenação, que envolveu lanchas, jet-skis, botes e um helicóptero dos bombeiros, foi uma das muitas programações do VII Simpósio de Segurança do Navegador Amador.

Desde a tragédia, em 22 de maio deste ano, que vitimou duas irmãs após uma lancha superlotada naufragar no lago, a Marinha intensificou a fiscalização em horários e dias de maior movimento. As ações, por recomendação do governador Rogério Rosso, passaram a envolver não apenas o Pelotão Lacustre e os bombeiros, mas também a Polícia Militar.

Durante o simpósio, personalidades referência na vida náutica ; como Lars Grael, Vilfredo Shurmann e Nelson Nakamura ; falaram sobre segurança em navegação, primeiros socorros e preservação ambiental. ;Escolhemos esses nomes para chamar o público para um assunto tão importante. De nada adianta fiscalizar se não tivermos uma resposta consciente do navegador;, disse o vice-almirante da Marinha Walter Carrara.

De acordo com o delegado da Delegacia Fluvial, comandante Rogério Leite, houve um aumento no número de apreensões de embarcações desde que a fiscalização foi expandida, no primeiro semestre. ;O que buscamos sempre é a redução no número de acidentes, o que só ocorre se essa fiscalização for associada a uma maior conscientização;, explicou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação