Cidades

Setrab abre cursos de qualificação profissional

postado em 05/10/2010 12:09
<--[if gte mso 9]> Normal 0 MicrosoftInternetExplorer4 <[endif]--><--[if gte mso 10]> <[endif]-->

Com a proximidade do Natal e o aumento da oferta de trabalhos temporários, a Secretaria de Trabalho do DF (Setrab) criou o projeto Espaço Cidadão, que ministra nove cursos com o intuito de qualificar as pessoas que buscam uma dessas vagas de fim de ano. De acordo com levantamento realizado pela Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio), 28,8% dos empresários da cidade vão reforçar o quadro de funcionários com a mão-de-obra temporária.

Os cursos de qualificação oferecidos pelo projeto são de auxiliar administrativo e pessoal, informática, cabeleireiro, assistente, garçom, manicure/pedicure, operador de caixa, vendedor e almoxarife. Todas as aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Existe também um outro projeto criado pela Setrab, chamado Escola Virtual. Nele, os alunos podem estudar à distância os cursos de recepcionista, auxiliar administrativo, telemarketing, word e excel, webmaster, departamento pessoal, contabilidade e recolocação profissional.

Especialistas no setor afirmam que o trabalho temporário é uma boa oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. Além disso, se o funcionário tiver um bom desempenho, terá grandes chances de ser efetivado. Por isso a importância de se especializar em áreas específicas, como propõe a Setrab. Cerca de 35,5% dos lojistas pretendem efetivar os funcionários temporários, e outros 28,1% afirmam que não.

Ainda de acordo com a Fecomércio, os segmentos que abrirão mais vagas serão as lojas de departamento (100%), seguida de calçados (76,9%), vestuário (55,5%), tecidos (53,8%) e cine e foto e som (50%). As contratações já devem começar a partir da primeira quinzena de outubro. Entretanto, alguns segmentos só irão começar a contratar na primeira metade do mês de dezembro.

A pesquisa também revela que os critérios de seleção mais utilizados pelos empresários são a experiência anterior, seguida de perfil pró-ativo, proximidade da moradia com o estabelecimento e disponibilidade de tempo integral. Para o período, o comércio varejista do DF deve aumentar em 13,7% seu quadro de temporários.

Os interessados em participar dos cursos da Secretaria do Trabalho devem se inscrever no site www.trabalho.df.gov.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação