Cidades

Comunidade da quadra 104/105 Norte faz festa para tai chi chuan

postado em 11/10/2010 09:04
Desde cedo, por volta de 600 pessoas foram à Praça da Harmonia para participar dos festejos de aniversárioPrestes a completar 80 anos, Moo Shong Woo acorda cedo e caminha até a Praça da Harmonia Universal na entrequadra 104/105 Norte. Lá, encontra seus discípulos brasilienses: crianças, adultos e idosos tentam reproduzir os gestos precisos e coreografados do seu mestre na arte marcial milenar do tai chi chuan.

Tem sido assim 36 anos para este chinês radicado no Brasil há 50 anos. Ontem, a data foi comemorada com muita atividade no local de encontro diário dos amantes da arte. ;Embora seja uma luta, aqui só a usamos como terapia;, avisa mestre Moo.

Cerca de 600 pessoas compareceram à Praça da Harmonia e participaram das aulas com a equipe do mestre Moo. O evento começou por volta das 8h e teve várias atrações da cultura secular chinesa. A primeira foi destinada ao público infantil, para comemorar o seu dia, amanhã. A atividade teve apenas quatro movimentos.

Já o público adulto precisou se esforçar para aprender até 24 movimentos que compõem o tai chi chuan. Nada que desanimasse a advogada Karen Smidt, 58. A moradora da 209 Norte era uma das mais empolgadas. ;Isso me proporciona um bem-estar físico, mental e espiritual muito grande;, descreveu ela."Essa arte transformou a minha vida. É uma modalidade muito importante de combater o estresse", emendou.

Tambores
A coreografia dos praticantes do tai chi chuan ficou ainda mais plástica quando foi agregado o leque aos 18 movimentos ensaiados sob o comando do filho do idealizador da atividade na Praça da Harmonia Aristein Woo, 40. Ele é fruto do casamento de Moo com a brasileira Priscila Gomes. ;O tai consegue fazer uma coisa que poucas artes marciais conseguiram: a interação entre o corpo e a mente;, explica Aristein.

O momento mais aguardado pelo público combinava ritmos. Embora o som fosse familiar aos brasilienses, o nome do equipamento soava diferente: taikô. Que significa tambores japoneses. ;É muito lindo;, elogiou Karen.

A apresentação também arrancou sorriso do mestre Moo. ;Muito bem;, disse eles ao grupo percussionista. A cultura japonesa também este representada no evento chinês que ocorreu na 104/105 Norte. O caratê do Templo Shin Budista também arrancou aplausos dos participantes da comemoração.

As aulas de tai chi chuan, na praça, são organizadas pela Associação Being Tao (caminho de vida). A presidente, Maria Ivanise Morais, 63, diz que as aulas são gratuitas. Quem quiser participar, basta se dirigir ao local com roupa apropriada para exercícios. Ocorre todos os dias e com horários variados: das 6h às 7h, das 7h30 às 8h30 e entre as 19h e 20h. Como não pode faltar, as crianças também têm vez na prática. Tem um horário especial para elas: das 9h às 10h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação