Cidades

Rodoviários do Paranoá param das 7h às 9h em protesto contra a violência

Luiz Calcagno
postado em 20/10/2010 08:24

Os rodoviários que atuam no Paranoá estão de braços cruzados desde 7h desta quarta-feira (20/10), em protesto contra violência nos ônibus, que resultou na morte do motorista Elinaldo Ribas Pires, na terça-feira da semana passada (12/10). Os veículos circularam de 5h às 7h. De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários, Jorge Farias, cerca de 50 mil pessoas utilizam o transporte na região no horário da paralisação, prevista para terminar às 9h.

[SAIBAMAIS]Participam da ação funcionários das empresas São Sebastião, Viva Brasília, Planeta, São José e Viplan. Cerca de 230 carros, que realizam trajetos internos, para o Plano Piloto e para São Sebastião, permaneceram nas garagens esta manhã. De acordo o sindicato, a categoria quer a instalação das câmeras de vídeo dentro dos ônibus, blitzes e um policial a paisana nos veículos. A adesão à manifestação foi de 100%.

Ainda segundo Farias, na noite desta terça (19/10), dois motoristas foram apedrejados quando passavam por paradas próximas àquela em que Elinaldo foi morto. Um deles alegou ter ouvido dois disparos.

Violência
Segundo dados do sindicato, foram dois assaltos a ônibus em junho, sete em julho, nenhum em agosto, oito em setembro e um em outubro - em que o motorista morreu. Caso não haja negociação e outros crimes como estes aconteçam em outras cidades, o manifestação pode ser extendida a todo DF.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação