Cidades

Rede pública de saúde do DF não tem vacinas contra meningite

postado em 26/10/2010 14:05
Os postos de saúde do Distrito Federal estão sem vacinas contra meningite para crianças de até dois anos. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, o lote da imunização de setembro ; composto por 16 mil doses ;, repassado pelo Ministério da Saúde, não foi suficiente e já terminou. Segundo a gerente de imunização da secretaria, Ana Luisa Grisoto, não há informações precisas de quando a vacina terminou, mas desde o último dia 15 já havia poucas doses.

De acordo com a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, um atraso no fornecimento de insumos (gelo seco) necessários para armazenar as vacinas que são transportadas para os estados prejudicou a distribuição das doses em todo o país. O órgão afirma que a aquisição do insumo já foi regularizada e na última quarta-feira (20/10) foram enviadas ao Distrito Federal um total de 235.308 doses de vacinas que fazem parte do lote do mês de setembro. O orgão federal não soube dizer quantas das vacinas enviadas ao DF são referentes à imunização contra meningite, mas espera que as rotinas dos meses de setembro e outubro sejam regularizadas até o fim desta semana.

Segundo Ana Luisa, a secretaria recebeu algumas vacinas na última quinta-feira (21/10). No entanto, o lote não trouxe a imunização contra meningite referentes ao mês de outubro, que deveriam ter chegado no fim do mês de setembro. Ela também explica que essa é uma dose nova no calendário da rede pública de saúde. "Não existia a vacinação para crianças de até dois anos. Eram imunizadas apenas pessoas com doenças muito graves. Em setembro foi a primeira vez que a recebemos;, explica.

População prejudicada
O bancário Murilo Dantas Barreto, 30 anos, tenta vacinar a filha de três meses desde o último dia 20 no Posto de Saúde do Guará. Ele foi pego de surpresa com a falta da imunização. "Quando eu fui lá eles falaram que a vacina estava em falta no posto e também comentaram que outro paciente tinha vindo do posto de Taguatinga com o mesmo problema. Eles me deram um número para ligar em alguns dias para saber da vacina", explica.

Murilo deu um prazo de cinco dias e retornou a ligação na segunda-feira (25/10). Desta vez ele foi informado de que a vacina contra meningite estaria em falta em todo o Distrito Federal. A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde confirma a informação. Segundo o órgão, o lote repassado pelo Ministério da Saúde não teria sido suficiente para abastecer as 92 salas de aplicação nos postos de saúde do DF.

De acordo com o bancário, com a falta da vacina, ele e a mulher têm a opção de imunizar a filha em uma clínica particular, no valor de R$ 150. "Se eles não me responderem vou vacinar minha filha na particular mesmo. Porque sem essa vacina, o ciclo fica todo interrompido e parece que foi a gente que não quis imunizar. A reclamação não é pela questão do dinheiro, mas por direito", afirma Murilo. Além disso, ele ainda aponta os riscos da criança acabar contraindo a doença.

Meningite
A meningite consiste na inflamação das membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Ela pode ser causada por vírus ou bactérias. As meningites virais têm os sintomas semelhantes aos de gripes e resfriados. Já a bacteriana é altamente contagiosa e pode causar inflamação das meninges e infecção generalizada. A transmissão se dá pelo contato da saliva. Crianças de até seis anos são mais vulneráveis à doença por não possuirem o sistema imunológico completamente consolidado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação