Cidades

Intervenção polêmica na DF-150 desagrada moradores do Grande Colorado

postado em 22/11/2010 08:00
Sinal instalado na DF-150: queixas entre moradores do Grande ColoradoAs opções de acesso dos moradores do Grande Colorado ao Plano Piloto já não são muitas. A DF-150, que os liga até a BR-020, está com obras de duplicação a todo vapor, o que já demanda mais atenção devido aos desvios, às máquinas e aos homens na pista. Para piorar, na última semana, uma intervenção no trânsito causou estranhamento nos moradores dos sete condomínios da região: foi instalado um sinal na intersecção entre a DF-150 e a principal avenida do Grande Colorado.

;Se veio para ajudar, não funcionou. Agora perdemos ainda mais tempo no trânsito nos horários de pico;, conta o analista da Infraero Marcos Caetano de Souza, 51 anos. Ele está inconformado em ter que sair ainda mais cedo de casa para trabalhar por causa da mudança. ;Antes, eu precisava sair uma hora antes de entrar no trabalho para chegar a tempo. Agora, preciso de duas;, diz, indignado. No primeiro dia de funcionamento do sinal, que está em fase de teste, o analista garante ter ficado mais de 60 minutos preso no engarrafamento. ;Como é que colocam um sinal sem fazer uma avaliação criteriosa dos benefícios e dos prejuízos?;, questiona.

O estudante Gabriel Stanford, 24 anos, também não gostou nada da alteração. ;Depois que instalaram esse sinal, o acesso ficou muito pior. E estão testando nos horários de pico, o engarrafamento de manhã pega toda a rua principal, até a frente das casas das pessoas;, denuncia. ;Fizeram uma obra de ;melhoria; e só piorou;, concluiu. Segundo os motoristas, muitas pessoas impacientes com a demora têm burlado as normas de trânsito para se livrar do congestionamento. ;Tem um monte de gente indo pelo acostamento, cortando caminho por onde não pode;, diz o analista. Ele acredita que haverá mais acidentes porque ainda há trechos sem iluminação em decorrência das obras.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) divulgou nota na quinta-feira explicando que o sinal foi instalado porque ;onde existe o balão será construído um viaduto; e pediu paciência aos motoristas. O documento também informava que, desde esse dia, o tráfego de caminhões na DF-150 ficou proibido nos períodos das 7h às 9h e das 17h às 19h. A ideia, de acordo com a instituição, é ;desafogar o trânsito nos horários de maior fluxo;. A fiscalização do respeito à norma cabe à Companhia de Polícia Rodoviária. (AS)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação