Cidades

Churrascaria Porcão está liberada para funcionar

Fechado na segunda-feira às pressas em virtude de um vazamento de gás que se espalhou pelo shopping Pier 21, no Lago Sul, o Porcão já está funcionando normalmente. Uma vistoria dos Bombeiros endossa o relatório que determina a reabertura do local

Naira Trindade
postado em 01/12/2010 08:16
O vazamento de gás que assustou, na segunda-feira, os clientes da Churrascaria Porcão e do Shopping Pier 21, no Setor de Clubes Sul, se deu por má vedação de um dos quatro indicadores de níveis do cilindro do liquefeito, mas já foi controlado. Relatório assinado pelo engenheiro mecânico Leandro Steckelberg, a pedido da Supergasbras, aponta que fixação do registro do reservatório não impedia a saída do produto. ;O tanque pertence à fornecedora Supergasbras e sua manutenção é de total responsabilidade da mesma;, declarou a assessoria do Porcão, em nota emitida ontem à noite. Após correções, o sargento do Corpo de Bombeiros Paulo Rogério Silva vistoriou a área e garantiu que não há mais riscos. Assim, o restaurante voltou a funcionar normalmente.

O laudo técnico aponta que um dos quatro magnetrons do cilindro de 8m de altura que fornece gás à cozinha da churrascaria ;não estava vedado 100%;. O reservatório da Supergasbras havia sido reabastecido no domingo. A capacidade dele é de 3.500 litros, equivalente a 270 botijões domésticos de 13kg. Às 13h30 de segunda-feira, técnicos identificaram o escapamento do gás. O cheiro forte se espalhou por toda a área, tomando conta também do Pier 21. Os cerca de 2 mil cientes que se distraíam no shopping na véspera de feriado do Dia do Evangélico tiveram de ser evacuados do local.

Carros que transitavam na Avenida das Nações acabaram desviados da rota. Crianças foram levadas para perto do Lago Paranoá, onde o ar estava menos poluído. Uma mulher desmaiou com o odor. Uma vendedora de um quiosque de doces do centro comercial contou que o cheiro do derivado de petróleo impregnou a roupa dela. Os 500 carros estacionados nas garagens subterrânea e externa ficaram retidos até que a equipe do Corpo de Bombeiros autorizasse a saída deles, às 21h.

Prejuízos
Moradora da Asa Norte, a aposentada Adra Bucar, 60, e a filha, Paula Bucar, 25, tiveram que pegar um táxi para voltar para casa depois da sessão do cinema. ;A interdição me gerou um prejuízo de R$ 70. É um desrespeito, pois ninguém vai ressarcir meu gasto. Vim aqui para consumir. Nada foi de graça e merecíamos mais atenção;, reclamou Adra sobre o tratamento da administração do centro comercial dispensado aos consumidores. ;Hoje (ontem), liguei várias vezes para saber se estava tudo regularizado, mas ninguém atendeu às ligações.;

De acordo com o relatório do técnico contratado pela Supergasbras para corrigir a falha no magnetron, os técnicos reabriram as quatro roscas de fixação e trocaram-nas. Depois, encheram os reservatórios com água para realização de um teste hidrostático (que verifica a estanqueidade de todos os conectores). ;O tanque passou por pressurização de até 150kgl/ m2, durante 40 minutos. Após minuciosa inspeção residual e teste com água e sabão, não foi detectado qualquer vazamento, borbulhamento ou mesmo marejamento das conexões;, diz o documento.

O laudo atesta também que não houve queda perceptível do manômetro e que o cilindro está liberado para funcionamento até 19 de outubro de 2012. ;O restaurante apresentou toda a documentação exigida pelo Corpo de Bombeiros. Vamos juntar os documentos ao processo para arquivá-lo;, disse o sargento Paulo Rogério Silva. Em nota, a Supergasbras informou que todas as medidas cabíveis foram tomadas para extinguir possíveis riscos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação