Cidades

Moradores do Grande Colorado tentam suspender legalização de 42 condomínios

postado em 12/12/2010 08:02
A polêmica envolvendo a regularização de 42 parcelamentos na região do Grande Colorado, em Sobradinho, vai parar na Justiça a partir de amanhã. A equipe jurídica da União dos Condomínios Horizontais se mobilizará para impedir a publicação no Diário Oficial do DF dos decretos assinados pelo governador Rogério Rosso na última sexta-feira. Síndicos de 17 parcelamentos alegam que a medida não teve a anuência dos moradores e que o projeto aprovado atende exclusivamente aos interesses da Urbanizadora Paranoazinho S.A. A empresa é responsável pela legalização das terras e pela elaboração dos estudos para ocupação de áreas vazias dentro da poligonal da antiga fazenda. Caso o decreto seja publicado antes, a comunidade tentará suspender os efeitos legais.

Síndico do Morada dos Nobres, Inácio Dias reclama que a comunidade não foi ouvida. De acordo com o síndico do Condomínio Morada dos Nobres, Inácio de Castro Dias, os moradores não foram comunicados anteriormente, mas receberam a notícia da regularização pela imprensa. Inácio diz que os moradores pagaram por um projeto próprio, mas que não chegou a ser analisado pelo governo. ;Nem olharam para as nossas plantas. Não fizeram nada. Deixaram tudo empilhado e engavetado;, acusou. Inácio, porém, ponderou que o grande medo dos moradores é com relação ao tipo de estudo que foi aprovado. ;Ao que sabemos, aqui dentro do condomínio vai passar uma avenida. O pessoal da Urbanizadora Paranoazinho até negociou com o dono de uma chácara para que ele saísse. Além disso, tive a informação de que nossas áreas comuns, como praças e quadras, vão ser parceladas para virar empreendimentos;, acrescentou o síndico.

O GDF garante que todos os processos seguiram os trâmites legais dentro do Grupar, o Grupo de Regularização de Parcelamentos do Governo do Distrito Federal. O diretor da Urbanizadora Paranoazinho, Ricardo Birmann, rebate as acusações. Ele garante que a polêmica é desnecessária e argumenta que a confusão foi gerada por pessoas com interesses eleitorais. Birmann garante que não haverá qualquer modificação nas áreas comuns dos parcelamentos, como temem alguns síndicos.

;Cada área foi aprovada com a destinação que ela tem hoje. Não haverá construção de avenidas onde hoje existem residências;, afirma o diretor, tentando tranquilizar a comunidade. ;Onde fizermos qualquer tipo de incorporação, não haverá interferência com os condomínios. Tem muita gente que quer criar polêmica sem razão;, rebateu. Birmann afirmou ainda que toda a topografia foi realizada por aerofotogrametria, ;método mais preciso existente no país;.

Comemorações
Apesar dos protestos, há comemorações. O síndico do condomínio Bem Estar, localizado no Km 5 da DF-150, Marco Aurélio Roma Pessoa, 37 anos, esperava desde 2006 pela regularização da área, que é particular. O espaço abriga 164 lotes e aproximadamente 700 pessoas. ;Fizemos o nosso projeto por conta própria, mas a Urbanizadora Paranoazinho teve o dela aprovado. Achei bom e acho que maioria dos moradores daqui vai achar também. O grande problema que a gente tem atualmente é com obra embargada. Nunca conseguimos liberação por se tratar de condomínio irregular. Agora, pelo menos, vamos ficar em paz;, defendeu.

Segundo a presidente da União dos Condomínios Horizontais, Júnia Bittencourt, 17 condomínios dos 42 regularizados tinham projeto próprio. Há cerca de um mês, eles entraram com pedido de paralisação da análise de 23 estudos no Grupar. ;Ontem (sexta-feira), o condomínio Império dos Nobres também pediu suspensão porque as pessoas não sabem o que está sendo aprovado. A realidade dos condomínios não foi levada em conta nessa regularização. Não significa que não queremos legalizar, porque isso para a gente é uma questão de honra. Mas não queremos ter um projeto que ninguém conhece;, justificou.

Em resposta, Birmann disse fazer questão de mostrar o projeto aprovado para qualquer morador que tiver dúvidas. Quem tiver interesse pode procurar o posto de atendimento da empresa na DF-425. ;Tudo o que nós fazemos é transparente. A empresa é séria e vai atender aos interesses da população;, disse. Quanto à ameaça de processos na Justiça, Birmann avaliou como um direito de qualquer cidadão. ;Podem entrar com uma ação, mas não acredito que seja de interesse da comunidade interromper esse processo de regularização. A maioria sonha com a residência legalizada;, analisou. Na antiga Fazenda Paranoazinho, são 30 mil moradores de 52 condomínios. Desses, 46 já foram regularizados. Em relação ao preço de venda, Birmann disse apenas que será facilitado o pagamento em até 120 vezes, por um valor abaixo do mercado, ;nunca antes visto nos jornais;.

Herança
Os herdeiros do antigo dono da Fazenda Paranoazinho, José Cândido de Souza Dias, venderam os direitos hereditários a uma empresa criada para gerenciar essas terras, a Urbanizadora Paranoazinho S.A. À época, também foi desapropriado o lugar chamado Largo do Saco da Lagoa, na Fazenda Sobradinho. A área desapropriada foi de aproximadamente 177 hectares e era parte desmembrada de outra maior, anteriormente pertencente a Balbino Claro de Alarcão e a Franklina Dutra de Alarcão.

SEUS DIREITOS
O posto de atendimento da Urbanizadora Paranoazinho fica na DF-425, lote 13, loja 1, no Condomínio Sol Nascente do Grande Colorado. Os interessados podem também ligar para o telefone 3485-2802, de segunda-feira a sexta-feira, em horário comercial

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação