Cidades

Pelas previsões místicas, a capital voltará aos trilhos em 2011

Governar a cidade não será fácil, mas haverá dinheiro para, por exemplo, reformar hospitais e tirar, enfim, o VLT do papel

postado em 31/12/2010 08:11
Turbulências e boas notícias. As previsões místicas indicam que de tudo um pouco vem por aí no Distrito Federal. Segundo a numerologia, 2011 será regido pelo número 4, símbolo da construção, e Brasília pelo 11, que representa força. Os búzios avisam que ações positivas ocorrerão nas áreas de transporte, saúde e esporte. Ainda assim, a capital do país não estará livre de momentos conturbados e prováveis escândalos políticos. Nas cartas do tarô, os enamorados abrem alas para um período de romantismo. Mercúrio será o astro influente da vez. O planeta favorece a comunicação e a educação. E para encarar o novo ano com boas energias, recomenda-se apostar no azul claro, cor de Iemanjá.

;Podemos observar que o símbolo do ano é o número 4, que quer dizer construção em toda parte, sem distinção. Sofrerão aqueles que se sentem incomodados com a disputa pelo crescimento e ainda insistem em ficar acabrunhados diante de tantas mudanças. É hora de descruzar os braços, preparar as pernas, não pensar em desânimo e partir para a luta. Esses que vão para a luta, seguramente, serão abençoados;, explica o guru José Acleildo Andrade, especialista em búzios e cartas.

Ordem na casa
O novo governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), terá muita disposição para encarar mudanças, segundo os esotéricos. Mais do que isso, os oráculos apontam o petista como destaque positivo para a capital da República em 2011. No entanto, a tarefa do chefe do Executivo local de colocar ordem na casa não será fácil. ;O primeiro ano do governo será regido pelo Odu (caminho) Odi Meji, que está negativo. Ele fala de turbulência e de prejuízo. O governador terá que ter mão de ferro para governar. No segundo ano, a coisa já começa abrandar;, prevê o pai de santo André de Oxumaré.

Segundo José Acleildo, o governador precisa tomar cuidado com sua equipe de apoio. ;Se ele não prestar muita atenção e não usar o velho ditado que diz: ;o olho do dono é que engorda o gado;, certamente também terá um governo de muitos escândalos, envolvendo, inclusive, atos passados;, alerta. Segundo Acleildo, porém, o momento de agitação será superado após o quarto ou o quinto mês de gestão. ;Brasília voltará ao seu trilho real e o governador vai aprender que precisamos de técnicos. Devemos colocar (no governo), embora sob influência política, somente aqueles que estejam aptos;. O ocultista também recomenda prudência a Rodrigo Rollemberg (PSB), senador eleito pelo DF. ;Ele deve ficar livre dos holofotes e só assinar os atos depois de estudá-los bem.;

Os astros mostram ainda que a população de Brasília vai cobrar transparência e ética de seus representantes ; previsão até fácil de fazer após mais de um ano de crise política. ;O povo não vai deixar por menos. O trânsito de Plutão em capricórnio vai exigir responsabilidade dos parceiros de Brasília. E essa responsabilidade será cobrada pela sociedade;, adianta a astróloga Margot Shalders. Ainda segundo ela, a imprensa será um instrumento importante de fiscalização dos poderosos. ;As notícias vão correr e as coisas não serão tão fáceis como eram antes. Mas haverá problemas se surgirem leis que impeçam o trabalho dos comunicadores.;

Já a taróloga e numeróloga Márcia Godoy prevê novos desdobramentos para a Operação Caixa de Pandora, que resultou na queda de José Roberto Arruda do Governo do DF. ;Existe uma mudança do grupo que segura as rédeas, que comanda. Aquilo que se tenta abafar será revelado. Não me aparece como escândalo, como algo que choque a população, mas o assunto não vai ser enterrado;, diz ela, após consultar as cartas.

Transporte e cura
O veículo leve sobre trilhos (VLT) ; cuja licitação esbarra em questionamentos na Justiça e no Tribunal de Contas ; finalmente sairá do papel. Pelo menos é o que garantem os búzios. ;É o avanço mais determinante apontado pelo oráculo. A obra deverá ser concluída no fim do ano;, estima pai André de Oxumaré. A previsão é reforçada também pelas informações obtidas por José Acleildo. ;(Agnelo) não poderá reclamar da falta de incentivos, pois até do exterior receberá divisas para concluir as obras do seu trem de superfície e as reformas de seus hospitais.;

Outros esotéricos também preveem avanços para a área da saúde. ;Mas ainda serão pouco significativos diante do tamanho da necessidade da população, que volta a cobrar uma nova postura do estado;, aponta pai Oxumaré. As cartas de Márcia Godoy são mais otimistas: ;A primeira coisa que eu visualizei foi uma situação de cura. Existe um trabalho de restauração da saúde, mas que não será notada em um primeiro momento, só depois de alguns meses;.

A influência de mercúrio em 2011 favorecerá a educação.
;A educação é a base que falta para a sociedade. É preciso começar a educar as nossas crianças;, conta a astróloga Margot. ;Devemos ter uma reforma no sistema educacional em maio. Período em que muita coisa começa a funcionar;, complementa o pai Oxumaré. Os búzios não informaram com clareza que tipo de reforma será essa.

O novo ano será marcado pelo avanço da preparação de Brasília para Copa do Mundo de 2014 ; afinal, já não era sem tempo. Segundo as previsões, apesar das dificuldades políticas, as obras começam a andar. Uma mulher importante deve despontar no cenário nacional como representante da cidade nas negociações para sediar a abertura dos jogos de futebol. ;É uma pessoa bonita, atuante, forte, carismática, que projeta Brasília na área do esporte, mas também aparece associada à feminilidade. É alguém conhecida, pelas cartas não tem muito mais do que 30 anos;, descreve Márcia Godoy.

De amores a ventanias
De acordo com o guru José Acleildo, as cartas do tarô de 2011 são a dos enamorados e a da roda da fortuna. ;A imagem dos enamorados significa que teremos um período voltado para o romantismo. As pessoas vão estar mais quietas, em relação a essas coisas de ficar cada dia com um parceiro diferente. Será um ano voltado para as descobertas do sentimento.; Ainda, segundo o guru, o ano-novo estará repleto de casamentos. ;Já a roda da fortuna quer dizer troca de posições. Por exemplo, pessoas que estiveram no poder até recentemente passarão a receber ordens.;

Em relação ao clima, o misticismo resvala no óbvio: a seca voltará a castigar e a chuva virá com força. ;Como o tempo será regido por Iansã, o DF vai sofrer com tempestades e ventanias;, alerta pai Oxumaré. Observa-se também a presença de Iemanjá ; ou Nossa Senhora da Conceição, para os católicos. ;A cor inicial do ano é o azul claro, cor de Iemanjá, seguida pelo bege e, depois, pelo amarelo intenso, trazido pelo poderosos leões que trarão consigo o equilíbrio das famílias;, diz Acleildo.

Ferramentas

Tarô
O tarô é um baralho ilustrado por 78 figuras usadas para predizer o futuro. O baralho (também chamado de lâmina) é constituído de 22 arcanos maiores ; conjunto principal ; e 56 arcanos menores ; elementos secundários. Cada arcano traz uma imagem e, com ela, um signifcado. Por exemplo, o Enforcado, que, em geral, quer dizer transformação. A combinação entre os desenhos indica o que deve ocorrer no futuro.

Numerologia
O método estuda o significado dos números e a influência deles na vida das pessoas. Segundo a numerologia, cada numeral é dotado de uma energia capaz de alterar o rumo dos acontecimentos. Há ainda o número pessoal ; calculado a partir da soma do valor correspondente a cada letra do nome. Ao analisar o significado desse número, o indivíduo pode realçar aspectos positivos de sua personalidade e corrigir os negativos.

Búzios
O pai ou a mãe de santo usa 16 búzios (pequenas conchas) para prever o futuro. O místico segura as peças com as duas mãos e as chacoalha, enquanto faz orações e perguntas aos orixás (divindades do candomblé e da umbanda). Em seguida, joga os búzios sobre uma esteira redonda de palha com colares sagrados ao redor. A forma como eles caem indica ao esotérico o que dizer sobre a pessoa que se consulta ou sobre temas de destaques.

Astrologia
É o estudo, a arte ou a prática que objetiva decifrar a influência dos astros no curso dos acontecimentos terrestres e na vida das pessoas, tanto nas características psicológicas quanto em seu destino. O método busca explicar o mundo e predizer o futuro dos povos. O astrólogo utiliza o mapa astrológico, que considera a data, o mês, o ano, a hora e o local do nascimento de um indivíduo, um país ou uma empresa, por exemplo, para tentar compreender sua natureza por meio das posições celestiais.

Acertos e equívocos
Todo ano é a mesma coisa. Parte das previsões feitas para o novo período cai por terra e outras se concretizam, alimentando assim a crença no misticismo. Em 2009, os místicos anunciaram, por exemplo, investimentos e melhorias na área da saúde do Distrito Federal para 2010. Contrariando os astros, o ano foi marcado pelo caos nos hospitais públicos, com direito a surto de superbactéria, falta de leitos em Unidade de Terapia Intensiva(UTI) e carência de insumos básicos, como esparadrapo e gases. Por outro lado, algumas previsões foram certeiras: as cartas de tarô apontaram que o ex-governador Joaquim Roriz não conseguiria se eleger em outubro.

Ainda no começo de 2010, a taróloga Márcia Godoy sentenciou que a candidatura do ex-governador do DF tinha ;chances negativas; de sucesso. Os deuses contaram o mesmo a José Acleildo Andrade, um dos místicos mais conhecidos da cidade. ;Há uma armação contra Roriz. Ainda vamos ter surpresas;, afirmou em abril último. De fato, o político do PSC sofreu grande desgaste ao ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa e foi substituído pela mulher na disputa pelo Palácio do Buriti.

Acleildo também acertou na previsão relacionada a quem ganharia as eleições de outubro. Em abril deste ano, ele afirmou que a população escolheria para governar o DF ;um nome novo e muito forte; e que esse nome sairia do Partido dos Trabalhadores (PT). Outro acerto se referiu à esfera federal. O guru, como Acleildo gosta de ser chamado, soube predizer que o Brasil teria uma presidente. Ele anunciou que o ano seria das mulheres, assim como afirmou Raul do Xangô, que dedica-se aos búzios, à astrologia e ao candomblé. Segundo ele, o bom desempenho do sexo feminino seria reflexo da influência de Vênus sobre o período.

Já a taróloga Márcia Godoy viu nas cartas uma mulher, a rainha de ouro, que seria importante para a política local. ;A escolhida é próxima do povo, uma líder comunitária;, disse nos últimos dias de 2009. Na mesma linha, a também taróloga Sônia Trujillo descreveu: ;Vejo uma mulher já conhecida do povo e muito significativa. Não sei se ela vai se eleger ou mesmo se candidatar, mas é alguém que vai fazer a diferença;, relatou em reportagem publicada em 20 de abril último, em comemoração ao aniversário da cidade.

O destaque feminino da política local foi Weslian Roriz, que surpreendeu a opinião pública ao ser lançada candidata ao Palácio do Buriti no lugar do marido Joaquim Roriz. Ela entrou na campanha a 10 dias do primeiro turno e foi a única mulher na disputa pelo GDF. A dona de casa, no entanto, não se saiu bem nos debates e, mesmo passando para o segundo turno das eleições, perdeu feio para Agnelo Queiroz (PT). Levou pouco mais da metade dos votos que o petista obteve.

Queda
A crise que se abateu sobre a política da capital no fim de 2009 com a Operação Caixa de Pandora mudou as previsões relacionadas ao então governador, José Roberto Arruda. Em matéria publicada em 1; de janeiro deste ano, José Acleildo afirmou que Arruda enfrentaria problemas sérios, mas se reergueria ainda em 2010. A sorte dele, porém, não se reverteu até agora. Após as denúncias do suposto esquema de propina do GDF para a base aliada no Legislativo, o então chefe do Executivo local saiu do DEM, tornou-se inelegível e amargou dois meses de prisão, acusado de tentar subornar uma testemunha do inquérito da operação. Acabou tendo o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral por infidelidade partidária.

Em entrevista ao Correio em abril último, o místico justificou o equívoco dos astros: ;Arruda cometeu suicídio político. Mudou o próprio destino ao mandar entregar aquele bilhete (de suposta tentativa de suborno). Sem isso, o governador teria ficado bem. Eu avisei: se ele não prestasse atenção, iria acabar caindo.; (MS)

Empate
A Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar n; 135/10) proibiu a candidatura de políticos condenados pela Justiça em decisão colegiada, mesmo sem o fim do processo, e aumentou o rigor das normas de inegibilidade. O ex-governador Joaquim Roriz teve a candidatura barrada por haver renunciado ao mandato de senador em 2007 para fugir de um possível processo de cassação. A discussão sobre a aplicabilidade da norma do ano de sua publicação e ao caso de Roriz foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF), mas a votação terminou em empate.

Dilma, cuidado com a saúde e os aviões
>> Ullisses Campbell

São Paulo ; Por R$ 60 pagos à vista, o pai de santo baiano Leonardo Teodoro, 36 anos, joga búzios e vê nas cartas o futuro de políticos. Para a presidente Dilma Rousseff, ele prevê um governo do qual a população brasileira vai se orgulhar, mas ressalta que a petista não conseguirá, nos próximos quatro anos, cumprir uma das suas principais promessas: erradicar a pobreza do Brasil. ;Na verdade, vejo no tarô que a Dilma terá muito problema para governar por causa da oposição;, destaca.

Outro abacaxi que Dilma terá de descascar já em 2011 é a presença forte e ;poderosa; do PMDB em seu governo. ;Essa aliança foi fundamental para a sua eleição, mas esse pacto vai trazer muita dor de cabeça. O vice (Michel Temer) está muito longe de ser um homem com boas intenções, como foi o José Alencar no governo de Luiz Inácio Lula da Silva;, diz pai Leonardo.

Filho de Ogum, o místico diz que sempre votou no PT e que deseja sorte a Dilma. No entanto, ao jogar os búzios, ele prevê que a presidente terá problemas de saúde no segundo semestre de 2011 por causa da sobrecarga de trabalho e estresse e que ela passará por um sufoco em um voo internacional. ;Será um ano de grandes sustos, mas ela vai acabar bem;, ressalta.

Pai Leo prevê logo para os primeiros meses de governo uma contenda entre Dilma e Lula. ;Mesmo fora do cargo, vejo que Lula terá grande influência no governo. Mas vai chegar a hora em que a dona Dilma vai discordar das opiniões dele e haverá uma fissura na amizade e nos laços políticos que unem os dois;, assegura. Para Lula, estão previstos tranquilidade e descanso nos primeiros meses do ano, mas a ociosidade fará com que ele dê muito ;pitaco; na nova gestão. ;No início, eles vão trocar muitas figurinhas. Mas a agenda corrida dela e a falta do que fazer dele vão ser a causa do primeiro conflito.;

Pelos de bode
Antes de jogar os búzios, pai Leo estende na mesa uma toalha feita de pelos de bode preto. Em seguida, sobre esse acessório, faz o jogo de conchas conhecidas como ifás. No centro de São Paulo, ele chegou a afixar cartazes afirmando que faz previsões para políticos e celebridades. ;Não posso citar nomes porque a discrição é a alma do meu negócio;, ressalta.

As cartas de Leonardo apontaram que Dilma enfrentará dificuldades por causa da sua personalidade forte. ;Ela é muito precipitada e ansiosa. Quando ela quer algo, tem que ser feito naquela hora. Isso vai atrapalhar as suas relações interpessoais. Dilma também vai ter problemas com ministros e outras escolhas erradas que fez para o primeiro escalão;, diz o místico.

O pai de santo aconselha Dilma a ter muita calma e a cuidar mais do espírito. ;No Palácio do Planalto, a Dilma vai ter de lutar com o seu maior demônio, que é a sua impaciência com as pessoas.; O orixá conhecido como Xangô, segundo os búzios, estará sempre ao lado de Dilma e isso vai iluminá-la. ;Esse orixá, ligado à Justiça, será seu grande companheiro. Isso fará com que a população reconheça na nossa presidente um grande esforço e muita boa vontade;, ressalta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação