Cidades

Quem se guia de acordo com o que diz o horóscopo tem em 2011 um prato cheio

Quais são suas expectativas para 2011, que começa amanhã? Muita gente acredita que vale consultar um especialista em astrologia, que poderá traçar um mapa astral e, dessa forma, orientá-la de acordo com a disposição do céu zodiacal

Roberta Machado
postado em 31/12/2010 08:24
Para muitos, o início de um ano é encarado como uma tela em branco para começar novos projetos e mudar o estilo de vida. Diante do desafio de tomar as decisões que demandem mudanças necessárias para novos caminhos profissionais e amorosos, alguns optam por recorrer à ajuda dos astros. Quem costuma se guiar de acordo com o que diz o horóscopo tem em 2011 um prato cheio: de acordo com as previsões, o próximo ano será a época propícia para planejar e agir.

O astro coaching (espécie de orientador astrológico) José Maria Gomes Neto garante que, logo a partir de janeiro, os processos que ficaram pendentes no final de 2010 vão ganhar celeridade. Para tanto, adverte, não é aconselhável, em hipótese nenhuma, deixar os planos para mais tarde. ;Comece na segunda-feira, logo que virar o ano. A ideia de 2011 é como se houvesse um trem chegando à estação, e todos precisam fazer a baldeação. Quem deixar para embarcar depois, vai perder o trem.; Gomes Neto explica que a aceleração é resultado da entrada de Júpiter e Urano em Áries, que torna o primeiro semestre do ano propício para os tão esperados resultados de antigos investimentos.

A virada do ano, de acordo com José Maria, deve ter um falso clima de calmaria, que poderá causar certa apreensão. O aumento da tradicional incerteza do ano-novo é resultado do clima do período, localizado entre dois eclipses ; o lunar, ocorrido no dia 21 deste mês, e o solar, esperado para 4 de janeiro. Mas, independentemente do signo, o astro coaching alerta para que não haja engano: será apenas a calmaria antes da tempestade de oportunidades. ;O início do ano será uma pausa, uma parada antes do pulo. Esse pulo precisa ser dado com muita precisão, pois, se a pessoa não entrar o ano com um objetivo em mente, ela pode ter a sensação de perder o ano;, explica José Maria.

Embora nem todo mundo tenha as mesmas condições de crescimento, o consenso é que 2011 deve abrir portas para todos. Os signos mais impulsionados em 2011 serão Áries, Gêmeos, Libra, Sagitário e Peixes (veja quadro). Mas isso não significa que os demais não terão sucesso: as pessoas regidas por Câncer, Aquário, Capricórnio, Touro e Virgem poderão crescer com a ajuda de um pouco de planejamento. Já Leão e Escorpião terão no próximo ano um período de reflexão para o crescimento.

Preparação
A estudante Rúbia Maria Mendes, 23 anos, moradora de Taguatinga, não dispensa a consulta diária ao horóscopo, e no ano-novo o hábito é reforçado. Com grandes planos de mudança para 2011, a taurina já conta com a ajuda de um mapa astral e possui conta em um site de previsões que lhe manda dicas todos os meses, além de uma ferramenta zodiacal em um site de relacionamentos. ;Desde que eu sei que existe horóscopo, comecei a ver. Esse negócio de signo é complicado, mas anima a fazer coisas novas;, garante.

Este ano, a estudante contou com os conselhos dos astros para aumentar o zelo financeiro, o que a ajudou a passar por um período de poucos dividendos. As previsões haviam alertado para a necessidade de poupar e a taurina cortou os gastos nos últimos meses. Agora, Rúbia espera contar com as dicas zodiacais para tomar decisões no campo profissional. ;As previsões estão favoráveis para o meu lado profissional. Cada ano tenho boas previsões diferentes;, anima-se. Entre os dilemas reservados para 2011, a estudante espera concluir um dos cursos superiores que faz atualmente e tem boas expectativas para ser chamada para o Conselho Federal de Economia, onde foi aprovada em um concurso para cargo reserva.

Uma boa opção para quem procura uma orientação segura é fazer um mapa astral com um profissional. O astrólogo Antonio Facciolo Neto explica que o cálculo personalizado é essencial para incluir na previsão as posições exatas dos planetas em relação a cada signo. Embora esse trabalho seja geralmente encomendado em viradas de ano e aniversários, a época depende dos planos de cada um. ;Isso depende muito da necessidade de orientação na época. Para calcular uma previsão com vigor do início ao fim de 2011, é bom fazer agora;, alerta o astrólogo.

Mas ele ressalta que as previsões são, na verdade, tendências que podem ajudar a guiar as decisões das pessoas sob cada signo. ;Funciona muito como uma previsão do tempo, é uma tendência da época. É como a meteorologia, mas sob a influência dos astros do nosso sistema planetário;, destaca o presidente do Sindicato dos Astrólogos de São Paulo. Previsões positivas mostram o que é propício no período, e negativas chamam a atenção para cuidados necessários. Não é garantido que coisas boas ou ruins vão acontecer, nem é necessário seguir as instruções à risca. ;Depende do bom senso para usar estratégias de semeadura ou de colheita;, completa o profissional.

Sob a energia do coelho
; 2011 também será o ano do coelho, segundo o horóscopo chinês. O período de regência começa em 4 de fevereiro, às 12h30. Os nascidos ano que vem devem ser pessoas centralizadoras, afortunadas nos negócios e nos relacionamentos, sensíveis e meticulosas. O mundo pode esperar um ano com mais compreensão e ajuda aos menos favorecidos. O crescimento econômico mundial será lento, mas a natureza dará uma folga nos desastres ambientais. O mestre I Ming, consultor e professor de Feng Shui, esclarece que os horóscopos chinês e zodiacal, embora dividam similaridades, não devem ser confundidos.

Quais são suas expectativas para 2011, que começa amanhã? Muita gente acredita que vale consultar um especialista em astrologia, que poderá traçar um mapa astral e, dessa forma, orientá-la de acordo com a disposição do céu zodiacal

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação