Cidades

Secretária de Educação indica diretores e anuncia Operação Escola Arrumada

postado em 11/01/2011 07:37
A partir de hoje, as escolas públicas do Distrito Federal receberão um choque de limpeza e organização. É a chamada Operação Escola Arrumada, lançada pelo governador Agnelo Queiroz (PT) como ação imediata na área da educação. Durante toda esta semana, 50 equipes formadas por servidores de diversas secretarias e órgãos estarão empenhados em transformar o visual dos colégios até o início das aulas, em 7 de fevereiro.

Os diretores regionais de ensino apresentaram as propostas de trabalho para Regina Vinhaes e destacaram as principais dificuldades dos centros de ensino de cada área do DFEstão previstas a troca de lâmpadas, de portões, de trincos e das vidraças quebradas, além do corte do mato alto e de uma nova pintura em muros e paredes das salas. Até sexta-feira, as 50 escolas que mais sofrem com esses problemas serão visitadas pela operação.

A empreitada também contará com apoio dos diretores regionais de ensino, cujo os nomes foram publicados no Diário Oficial do DF de ontem (veja perfil). A secretária de Educação, Regina Vinhaes, aproveitou a ocasião para reunir-se com os recém-nomeados. O encontro durou três horas e meia. Cada servidor teve a oportunidade de se apresentar e destacar as propostas de melhoria para cada cidade, bem como detalhar os problemas dos colégios. Segundo Regina, durante três dias, técnicos da secretária elaboraram um documento que traça o diagnóstico da situação. ;O relatório me surpreendeu muito. Tinha dois anos que as escolas não passavam por manutenção;, disse a secretária. Ela destacou que a Operação Escola Arrumada não vai resolver 100% dos problemas. ;Será uma reforma emergencial. Vamos consertar aquilo que estiver quebrado para que os alunos possam começar o ano letivo;, explicou.

A ação contará com apoio da Secretaria de Obras, Departamento de Trânsito (Detran), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Secretaria de Meio Ambiente, de Direitos Humanos, entre outros. Todos trabalharão para deixar as 300 escolas da rede pública de ensino em bom estado até o término das férias escolares. A previsão é que 50 escolas sejam reformadas por semana. Para a diretora da Regional de Ensino do Recanto das Emas, Edileuza Fernandes da Silva, a medida é importante para oferecer melhores condições de trabalho aos professores e de aprendizado aos jovens. ;Acho que resolver esses problemas significa começar o ano letivo com mais segurança e conforto;, destacou a chefe da pasta.

Para manter a limpeza e zelar pela estrutura dos colégios, a secretária de Educação diz que foram firmados contratos com três empresas. Elas estão encarregadas de fazer manutenção e melhorar o visual de 300 escolas. O subsecretário de administração geral, Jacy Braga, diz que, a princípio, a intenção é fazer uma avaliação da situação real de todas as unidades de ensino para não só fazer manutenção, mas investir na recuperação das instalações de modo a evitar novos desgastes em um curto espaço de tempo. ;Vamos fazer um mapa geral da rede e só assim saberemos o quanto precisamos investir para recuperar as escolas.;

Uma morta para o cargo
; No Diário Oficial do DF de ontem, foi publicada a nomeação de uma pessoa que morreu há seis meses. Anemaura Alves da Costa estava destinada para ser diretora da Escola Classe Córrego do Arrozal, em Sobradinho. O GDF admitiu o erro e a correção deve ser publicada ainda esta semana. O motivo teria sido a falta de atualização do banco de dados. Quem cuidava dessa tarefa era a empresa chamada Prodata, que teve contrato quebrado por ser investigada na Operação da Caixa de Pandora.

Quem assume as diretorias regionais de ensino

DRE de Brazlândia
Márcia Gilda Moreira Cosme
Graduada em pedagogia e filosofia, pós-graduada em ciências humanas pela Universidade de Brasília. Atua há 15 anos na SEDF.

DRE de Ceilândia

Nelson Moreira Sobrinho
Está há 27 anos na Secretaria de Educação. É professor de matemática, pós-graduado pela UnB em educação de jovens e adultos.

DRE do Guará
José Antônio Messias da Silva
Graduado em história e geografia, atua há 28 anos como professor da rede de ensino do DF. Pós- graduado em psicanálise, educação a distância, informática e arte terapia.

DRE do Gama
José Antônio Gomes Coelho
Graduado em educação física, é professor concursado desde 1980.

DRE do Núcleo Bandeirante
Gedilene Lustosa Gomes de Almeida
Graduada em pedagogia, está há 18 anos na Secretaria de Educação. É pós-graduada em coordenação pedagógica para o ensino médio.
DRE do Paranoá
Ricardo Gonçalves Pacheco
Graduado em história, especialista em educação à distância e mestre em educação. Trabalha há 19 anos na Secretaria de Educação.

DRE do Plano Piloto e do Cruzeiro
Roberta Callaça Gadioli Farage
Formada em educação artística, tem especialização em artes cênicas. Entrou para o quadro de servidores da Secretaria de Educação em 1987. Em 1996, foi diretora da Escola Classe 304 norte. Implantou projetos como a Escola Candanga e Escola Inclusiva em parceria com a UnB.

DRE de Planaltina
Misael dos Santos Barreto
Professor da rede pública desde 1997, é formado em história pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e tem especialização em educação ambiental e filosofia pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

DRE do Recanto das Emas
Edileuza Fernandes da Silva
Professora há 25 anos, é doutora em educação. Participou da implantação do projeto Escola Candanga, de 1994 a 1998. Foi uma das articuladoras na ampliação do ensino fundamental para nove anos.

DRE de Samambaia
Terezinha Barbosa
Pedagoga com mais de 25 anos de magistério, foi diretora da Escola Classe 510 de Samambaia no governo Cristovam Buarque.

DRE de Santa Maria
Adail Santos
Formado em pedagogia pelo Uniceub, tem especialização em gestão escolar pela UnB. É professor da rede pública há 15 anos.

DRE de São Sebastião
Alcir Borges Moreira
Foi professor na escola normal de Brazlândia e de Brasília. É servidor público desde 1997. Formado em pedagogia, com especialização em administração escolar.

DRE de Sobradinho
Simone Pereira Costa Benck
Formado em economia e matemática. Mestre em educação pela Universidade de Brasília e doutoranda em educação pela Unicamp. É professora há 18 anos na Secretaria de Educação.

DRE de Taguatinga
Antônio Ahmad Yusuf Dames
Integra a rede pública há 20 anos.
É formado em história.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação