Cidades

Goiás Velho tem 123 desalojados e 45 casarões danificados

Renato Alves
postado em 13/01/2011 12:36
As chuvas deixaram, até agora, 123 pessoas desalojadas em Goiás Velho, a 310km de Brasília. Duas casas centenárias estão totalmente destruídas. Outras 45 correm o risco de desabar. O balanço acaba de ser divulgado pela unidade do Corpo de Bombeiros do município considerado patrimônio da humanidade pela Unesco.

Ainda não choveu forte na manhã desta quinta-feira (13/1), mas os bombeiros estão em alerta, pois há uma previsão de cair 141mm de chuva. A água desaba há duas semanas na região e, na última segunda-feira (10/1), o Rio Vermelho transbordou, causando a interdição de três pontes e a perda total de dois casarões dos séculos 18 e 19. O rio corta o perímetro urbano.

Uma das pontes de madeira sobre o rio Vermelho continua fechada ao trânsito, pois teve o alicerce danificado. Na zona rural, outras oito pontes, de madeira e concreto, foram levadas por córregos e ribeirões. Além do trânsito dos moradores, os incidentes interromperam o escoamento da produção agrícola, principalmente leiteira, uma das bases da economia de Goiás Velho.

Visita da ministra

Nesta quinta-feira devem desembarcar no município a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida. A chegada de ambos está marcada para as 15h. Eles receberão o relatório sobre danos causados pela chuva no centro histórico de Goiás Velho. Com base nesse levantamento, a ministra definirá quais serão as ações emergenciais. O documento foi elaborado pela equipe do Iphan em Goiás Velho.

Apesar de ser a única cidade goiana tombada como patrimônio da humanidade pela Unesco ; há oito no Brasil ;, Goiás Velho, como é mais conhecida, conta com a penas um técnico do Iphan. Até ontem, havia recebido o reforço de quatro, incluindo a superintendente regional. Hoje, deverá ter 10, com a chegada da equipe de Goiânia.

Estrada liberada
O anel viário de Goiás Velho foi parcialmente liberado agora há pouco, após a Agência de Transportes e Obras (Agetop) iniciar reparos na cabeceira da ponte na GO-070, que teve a estrutura comprometida pelas chuvas que atingem a região. O anel viário, na rodovia estadual, dá acesso ao Mato Grosso e cidades goianas como Itapirapuã e Jussara.

Por outro lado, continua interditada a ponte metálica que possibilitará a travessia sobre o Rio das Pedras, na GO-070, em Itaberaí (GO). Para o tráfego no local ser liberado, falta a conclusão do nivelamento do solo, que irá ajustar a entrada e a saída da ponte com o nível da pista. O trabalho de nivelamento é feito pela Agetop. Ela colocará uma capa asfáltica nas cabeças da ponte para evitar que a chuva leve a terra da pista, causando desnivelamento. O trabalho deve ser concluído até amanhã, quando o trânsito de veículos será liberado.

A equipe do Exército, responsável pela instalação da ponte metálica, permanecerá em Itaberaí até a conclusão das obras da ponte definitiva. A previsão é que a nova ponte da GO-070 fique pronta em seis meses. O local fica a 38km de Goiás Velho e é caminho para quem sai de Brasília com destino à cidade histórica. A ponte que existia na GO-070 foi levada em 4 de janeiro pela correnteza do Rio das Pedras, que transbordou devido à forte chuva.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação