Cidades

Relatório mostra que população de Águas Claras triplicou em seis anos

postado em 27/01/2011 19:22
A Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) divulgou, nesta quinta-feira (28/01), um perfil socioeconômico dos moradores de Águas Claras. Os dados integram a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD), e foram coletados de setembro a dezembro de 2010, e incluem também a população de Arniqueiras e Areal.

Os dados comprovam que o crescimento populacional da região administrativa acontece num ritmo superior à média do Distrito Federal. Desde a pesquisa passada, realizada em 2004, a população do local triplicou. Em seis anos, o número foi de 43.623 para 135.685, numa taxa de crescimento anual de 20,8%. A média geral do DF é de 2,3% ao ano.

A pesquisa revelou também o grau de desigualdade econômica entre as diferentes zonas de Águas Claras. Segundo os dados da Codeplan, a renda domiciliar mensal em Águas Claras é de 18 salários mínimos, comparado aos 12 salários em Arniqueiras. No Areal, a média é de apenas seis salários mínimos.

A disparidade se repete nos outros indicadores analisados. Enquanto em Águas Claras, 27,8% da população tem ensino superior completo, em Arniqueiras o número é de apenas 13,1% e no Areal, 5,7%.

Os pesquisadores tomaram 1.010 residências como amostra. Todas as 30 regiões administrativas do Distrito Federal participaram da PDAD, mas por enquanto, apenas os dados de Águas Claras foram concluídos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação