Cidades

Sem Passe Livre, alunos prometem ir às ruas

postado em 01/02/2011 09:06
A peregrinação dos estudantes à empresa Fácil Brasília Transporte Integrado, que administra o Passe Livre no Distrito Federal, continua em vão. Apesar das aulas nas escolas públicas começarem em 10 de fevereiro, os serviços de recarga e cadastramento do benefício continuam suspensos e não há previsão para que voltem a funcionar. A Secretaria de Transportes limitou-se a dizer, por meio de nota à imprensa, que tem realizado discussões para garantir, no mais breve espaço de tempo possível, a retomada do serviço para aqueles que têm direito ao passe livre. Os movimentos estudantis prometem começar hoje uma onda de protestos se o problema não for resolvido.

Os amigos Gabriella Ferreira, 15 anos, Thallita Martins, 14, e Felipe Dantas, 15, estão com receio de começar o 2; ano do ensino médio no Colégio Setor Leste sem o benefício. Os três foram até a Fácil do Setor Comercial Sul e só conseguiram pegar o formulário de cadastramento. Eles também foram avisados da suspensão do serviço. Gabriella e Thallita moram em Planaltina de Goiás, no Entorno, e reclamam que todo ano acontecem problemas que atrasam o passe livre. ;Se não liberarem até o dia 10, minha mãe vai ter que pagar. Fico indignada com a falta de responsabilidade do governo;, desabafou Thallita. Segundo Felipe, ;em outros estados o benefício funciona melhor. Só no DF que a situação é ruim;.

Quem também se sente prejudicado é o estudante Hugo Pereira de Sousa, 20 anos. Hugo crê que a falta de planejamento dos governantes contribuiu para a desorganização do sistema de concessão do passe livre. ;Isso é um desrespeito. Quando for deputado, vou mudar isso. Os jovens precisam buscar ocupar vagas no governo para melhorar essa situação;, avaliou.

Manifestações
O coordenador de Comunicação do Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília (DCE/UnB), Yuri Soares Franco, acredita que é o momento de ir às ruas, pois o governo tem recuado nas pautas defendidas pelos jovens. Segundo Yuri, uma reunião entre os movimentos estudantis do DF será realizada hoje para que seja definida uma estratégia de atuação em conjunto e a causa ganhe força. ;Se eles (governo) fecham as portas dos gabinetes, nós fechamos as ruas da cidade;, disse o estudante.

Segundo a Secretaria de Transportes, não há nenhuma decisão, em caráter definitivo, sobre a gestão do transporte coletivo do DF, em especial o passe-livre, mas apenas estudos que visam o aperfeiçoamento e a melhoria dos serviços prestados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação