Cidades

Calor forte lota a Água Mineral

postado em 07/02/2011 07:48
O verão não perdoou o fim de semana em Brasília. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou ontem temperatura máxima de 29;C. Por conta do calor, muitos brasilienses saíram de casa e lotaram o Parque Nacional Brasília, a Água Mineral. Às 11h, a fila de carros para entrar no parque atingiu 2km e chegou à altura do retorno para o Lago Norte. A movimentação começou às 7h, uma hora antes da abertura do local. Às 13h, teve de ser fechado, pois estava com a lotação de 3 mil visitantes. ;Não tinha como ficar em casa com esse calor;, disse a estudante Maria Cláudia Silva, moradora de Ceilândia.

Banhistas aproveitam o domingo de muito sol, no Parque da Água MineralOutra justificativa para a concentração de pessoas é o fim das férias escolares. Afinal, as aulas da rede pública começam na próxima quinta-feira. Além de carro, muitas pessoas chegaram em vans fretadas e de ônibus. A Polícia Militar foi chamada para organizar a quantidade de veículos, pois alguns motoristas em espera invadiram a pista de Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) ; outros cometeram a infração para deixar passageiros. O movimento continuou mesmo depois da lotação da Água Mineral.

O calor é normal em janeiro e fevereiro, segundo os meteorologistas. Neste ano, no entanto, as temperaturas estão maiores, pois choveu menos do que o previsto. Em janeiro, choveu 47% a menos do que o esperado. A previsão é a mesma para fevereiro. O efeito é conhecido como veranico. ;O fenômeno nada mais é do que um período de seca dentro de um período chuvoso;, explicou a meteorologista do Inmet Odete Chiesa. As altas temperaturas devem continuar durante a semana. A previsão é de calor com pancadas de chuvas isoladas. Até agora, a maior marca do ano foi registrada em 2 de fevereiro: 30,6;C.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação