Cidades

Moradores encerram manifestação na BR-040 após quase cinco horas

postado em 22/02/2011 19:56
Manifesstantes permaneceram no acostamentoApós quase cinco horas de protestos na BR-040, os manifestantes liberaram completamente a via, interrompida desde as 15h desta terça-feira (22/2). Cerca de 100 pessoas permanecem no acostamento. Os protestos, feitos próximo ao Shopping Sul, em Valparaíso, acabaram às 19h30 e causaram um engarrafamento de aproximadamente 7 Km, sentido Brasília-Valparaíso.

O assessor especial da Secretaria do Entorno, Arquiselso Bites, esteve com os moradores e garantiu que, se o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a prefeitura não conseguirem construir os redutores de velocidade nas saídas dos retornos, a secretaria vai colaborar com o material, em uma ação emergencial. Em seguida, será desenvolvido um plano para a construção de, pelo menos, sete passarelas até Luziânia e um viaduto.

Até as 19h30, o engenheiro enviado à BR-040 pelo Dnit não havia chegado.

Manifestação

O grupo se reuniu após um acidente grave, ocorrido nesta tarde, quando uma mulher e a filha, que estavam em uma parada de ônibus, foram atingidas por uma carreta desgovernada. Luana Rodrigues, 26 anos, morreu no local. A menina de 9 anos foi levada ao Hospital de Santa Maria.

A princípio, os manifestantes invadiram a via sentido Valparaíso-Luziânia, mas foram retirados pela polícia. Em seguida, seguiram para o outro sentido, onde fica a parada de ônibus. Algumas pessoas chegaram a se deitar no chão para evitar que fossem retiradas novamente.

Na última quinta-feira (17/2), os moradores protestaram na BR-040. A rodovia, que corta a cidade de Valparaíso, é a principal rota de ligação entre Brasília e cidades como Santa Maria, Gama, Cidade Ocidental e Luziânia. Os moradores reclamam da falta de sinalização adequada na via, colocando em risco a vida de quem mora ou trabalha na região, e reivindicam a construção de passarelas.
[SAIBAMAIS]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação