Cidades

Vara da Infância e Juventude prepara ações preventivas para o carnaval

postado em 28/02/2011 19:17
Para garantir a segurança de crianças e adolescentes durante as atividades festivas do carnaval, a 1; Vara da Infância e da Juventude (VIJ) preparou 30 comissários para atuar, entre 4 e 8 de março, no Ceilambódromo. Além disso, equipes itinerantes vão vistoriar as regiões administrativas do Distrito Federal.

Entre as atividades do grupo, que acontecem nos períodos vespertino e noturno, está a fiscalização da entrada e permanência de meninos e meninas nos bailes e a venda ilegal de bebidas alcoólicas a menores de idade. Segundo o supervisor da Seção de Apuração e Proteção da 1; VIJ, Marcos Barbosa, que chefia os comissários, a orientação é zelar pela integridade, direitos e garantias das crianças e adolescentes.

A atuação dos profissionais não fica, contudo, restrita aos meninos e meninas. ;A cada ano procura-se conscientizar os pais quanto às responsabilidades em relação aos filhos e à diminuição da incidência do estado de embriaguês de adolescentes;, informa Barbosa. A intenção é que os comissários consigam orientar os pais a prevenir que seus filhos usem qualquer substância entorpecente ou aceitem bebidas de estranhos.

Para fortalecer a proteção às crianças e adolescentes, a 1; VIJ negocia com a Secretaria de Cultura do DF a instalação de um posto no Ceilambódromo e outro próximo ao bloco infantil Baratinha. De acordo com Barbosa, o primeiro vai funcionar a partir das 20h até o final do evento e o segundo entre 14h e 22h.

O supervisor destaca que a ação acontece há pelo menos 20 anos no carnaval. No último ano, dez adolescentes foram encaminhados para o posto da VIJ por ingestão de bebidas alcoólicas e cinco crianças foram levadas por estarem perdidas dos pais. A VIJ apreendeu ainda 15 adolescentes por comércio de bebidas alcoólicas, envolvimento em confusões e por não portarem documentação.

Recomendações

O assessor técnico da 1; VIJ, Eustáquio Coutinho, aconselha pais de crianças pequenas a mantê-las identificadas com algo que permita fácil visualização do nome, telefone e endereço. Segundo ele, entre 4 e 8 de março, os postos de atendimento localizados na Rodoviária Interestadual e no Aeroporto Internacional de Brasília vão funcionar normalmente, entre 8h e 20h, para autorização de viagem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação