Cidades

Metroviários podem cruzar os braços na próxima segunda-feira

postado em 10/03/2011 09:47
Os metroviários do Distrito Federal devem paralisar as atividades na próxima segunda-feira (14/3) por tempo indeterminado. A decisão aconteceu após uma reunião na última sexta-feira (4/3) com a diretoria da Companhia do Metropolitano (Metrô-DF) para discutir a pauta de reivindicações. A categoria decidiu por unanimidade, durante assembleia no domingo (6/3), iniciar a greve como forma de pressionar a empresa.

De acordo com o diretor de formação política do Sindicato dos Metroviários (Sindmetrô), Anderson dos Santos, a categoria quer garantir a valorização dos funcionários e da empresa. Entre as reivindicações, uma nova negociação da data base que vence em 1; de abril e garante benefícios como auxílio alimentação e creche, indenização de transporte e ressarcimento de plano de saúde. Os metroviários esperam assinar um novo acordo com o Metrô. No entanto, segundo o sindicato, a empresa apenas formou uma comissão de negociação e em três reuniões não demonstrou nenhum posicionamento. "Na primeira reunião ficou claro que era para cumprir o prazo do acordo coletivo, na segunda eles desmarcaram e disseram que ainda não tinham avaliado. Na última não houve posicionamento algum", comenta Anderson dos Santos.

A categoria ainda quer 50% da gratificação salarial de metroviários que está entre as reivindicações na pauta entregue em 28 de janeiro ao Metrô, mesma época da formação da comissão que negocia com o Sinmetrô.

Os metroviários ainda se reúnem neste domingo (13/3) a partir das 20h na Praça do Relógio, em Taguatinga, para discutir pontos da paralisação. Mas, segundo Anderson, a greve será mantida até a categoria conseguir uma negociação com a empresa. Enquanto estiverem de braços cruzados, o Sinmetrô afirma que a categoria vai cumprir a lei e manter 30% do efetivo trabalhando.

Surpresa
O indicativo de greve da categoria deixou o Metrô-DF perplexo. A empresa foi pega de surpresa pela decisão dos metroviários. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, o Metrô já estava em negociação com a categoria e na reunião de sexta não havia nenhuma indicação que pudesse resultar na greve dos funcionários.

A empresa afirmou que não há justificativa em relação a data base. Segundo eles, há ainda 20 dias para que o acordo seja discutido até o encerramento do prazo, em 1; de abril. O Metrô pretende se reunir com a categoria para uma negociação antes da categoria cruzar os braços. A assessoria explica que há uma grande possibilidade de uma reunião ainda hoje ou mesmo amanhã para discutir o fato. A expectativa do Metrô é de que com essa negociação a greve possa ser afastada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação