Cidades

Morre a Baiana do Acarajé da Torre de TV

postado em 01/04/2011 16:20

A Torre de TV perdeu um de seus maiores símbolos. A "Baiana do Acarajé" faleceu às 14h desta quinta-feira (31/3) devido a uma parada cardíaca. Mariana de Oliveira estava internada havia 11 dias no Hospital Regional de Taguatinga.

A senhora de 74 anos chegou à Torre de TV há 45 anos e foi uma das pioneiras na venda de acarajé e outros produtos típicos da culinária baiana. "A barraca de Mãinha era a de maior movimento no sábado e no domingo, sempre cheia", disse Arnaldo Vieira Pinto, que trabalhava em uma barraca próxima. "Mãinha" era o vocativo carinhoso pelo qual Mariana era chamada pelos mais íntimos.

"Ela chegou a Brasília para trabalhar a troco de comida", contou Flávio Barbosa, 45 anos, genro de Mãinha, que conviveu com a sogra por 25 anos. Com o falecimento da Baiana do Acarajé, a quarta geração da família vai assumir o empreendimento. Cleuza Pinheiro, 42 anos, única filha biológica, dará continuidade aos trabalhos a pedido da própria mãe.

Mãinha tinha ainda quatro filhos adotivos. Todos eles bateram à porta da baiana em busca de ajuda e foram acolhidos, alimentados, instruídos e adotados como filhos. Eles declararam que a preocupação dela era que estudassem. "Se hoje somos alguma coisa, devemos a ela. E se não somos mais, é por culpa nossa", afirmou Deusdete Washington, 38 anos.

Além de familiares e amigos, Mãinha acabava por cativar também os seus clientes. Vanessa Cavalcante, 35 anos, fã dos acarajés da baiana desde criança, ficou chocada ao saber da notícia, enquanto visitava a torre na tarde desta sexta-feira (1/4). "Uma pessoa tão prestativa... Até nas minhas festas com temas baianos me ajudava", declarou a cliente, visivelmente emocionada.

O enterro está programado para as 17h desta sexta-feira, no Cemitário Campo da Esperança. No início da tarde, já era grande a concentração de pessoas que queriam dar um último adeus à baiana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação