Cidades

Embrapa lança site desenvolvido para levar ciência a crianças em Brasília

postado em 05/04/2011 17:10
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) lançou nesta terça-feira (5/4), numa escola de Brasília, o site Contando Ciência na Web, voltado para o público infantojuvenil de 6 a 12 anos.

Estudantes do Distrito Federal acessam o site Contando Ciência na Web, da EmbrapaNesta primeira semana de abril, mês de comemoração do aniversário da Embrapa, a empresa vai promover atividades para apresentar o portal para crianças e jovens de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, por meio das 46 unidades de pesquisa Embrapa espalhadas pelo país

O Contando Ciência na Web é adaptado para deficientes visuais e crianças com dificuldades motoras e tem como principal objetivo atender o público da internet, oferecendo conteúdos científicos com uma linguagem divertida e interativa.

A pedagoga e funcionária da Embrapa, Marluce Freire, conta que foram cerca de dois anos para desenvolver o site com uma linguagem própria do mundo infantojuvenil bem como características que atendessem ao apelo desse público como cores e personagens, mas sem esquecer o conteúdo e a interação dos usuários com os pesquisadores. ;Trabalhamos para popularizar a ciência;, contou.

No Colégio Maxwell, primeira escola em Brasília a receber a mostra do portal, os estudantes também viram a exposição sobre o Biorreator, equipamento produzido por pesquisadores da Embrapa, destinado a multiplicar mudas de plantas, acelerando o processo de produção.

Para o pesquisador da Embrapa Café, Anísio José Diniz, é necessário aproximar as crianças da ciência. ;Mostrar um muda de café, um galho com sementes, afinal, eles são os cientistas de amanhã;, explica.

Ana Júlia Freire, de 10 anos, estudante do 5; ano do Colégio Maxwell, aprovou a iniciativa e disse que gostou de poder fazer pesquisas, porém o que mais chamou a atenção da menina foi o jogo de tabuleiro.

Em Brasília, também hoje, a equipe da Embrapa mostra o portal a alunos da escola pública Centro de Ensino Fundamental 106, que fica na cidade-satélite Recanto das Emas. Ali, eles vão ainda aprender como fazer hortas caseiras em pequenos espaços, utilizando garrafa PET.

E, amanhã (6), será a vez da Escola Classe 410 Sul, da rede pública, onde os alunos são portadores de deficiência visual e outras deficiências. Eles vão participar de oficina com o plantio de espécies vegetais do bioma Cerrado. A ideia é estimular o conhecimento da flora local por meio de aromas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação