Cidades

Hospital da Asa Norte recomeça em maio mutirão para reconstrução mamária

postado em 15/04/2011 17:43
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal pretende dar continuidade às cirurgias de reconstrução mamária que aconteceram em março. A previsão é reiniciar o trabalho no dia 7 de maio. De acordo com o coordenador de Cirurgia Plástica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), Marcelo Emílio Gea, os atendimentos serão realizados em dois sábados por mês, totalizando 12 cirurgias por dia. Cerca de 280 procedimentos serão feitos em 2011.

[SAIBAMAIS]A cirurgias reconstrutoras continuarão acontecendo durante o ano, até zerar a fila de espera. Hoje, 170 mulheres aguardam para fazer a reconstrução mamária. O programa de reconstrução imediata também será feito pelo Hran. ;No dia da mastectomia, a equipe cirúrgica já vai fazer a primeira etapa da reconstrução;, afirma Marcelo.

Marcelo diz que todas as mulheres que estão na fila de espera receberão atendimento, basta aguardar. ;Aquelas que já foram atendidas no Hran serão chamadas para a cirurgia. Quem ainda não recebeu atendimento deste hospital, deve ir ao setor de marcação de consulta e agendar uma data;, completou o coordenador de Cirurgia Plástica.

Apesar do trabalho ser de responsabilidade da Secretaria de Saúde, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica continua apoiando a ação. Os médicos que participaram do mutirão em março podem ser voluntários novamente. Luciano Chaves foi coordenador regional do Mutirão de Prótese Mamária e garante que as pacientes previstas para serem atendidas estão aptas à cirurgia. ;Continuaremos apoiando o projeto para que as mulheres que aguardam na fila de espera da rede pública de saúde recebam atendimento;, disse Luciano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação