Cidades

Estudantes participam da Semana de Ação Mundial em Brasília

postado em 03/05/2011 19:30
A Semana da Ação Mundial acontece em mais de 100 países e a capital do Brasil também recebe o evento. Na tarde desta terça-feira (3/5), cerca de 20 alunos dos Centros de Ensino Médio (Ceam) da Asa Norte, Lago Oeste e Gama participaram de uma oficina de grafitagem no Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). O resultado da primeira parte da ação, um painel grafitado pelos alunos, será levado, nesta quarta-feira (4/5), para a Câmara dos Deputados e apresentado em audiência pública.

Os alunos selecionados para participar da oficina de grafitagem são integrantes do projeto ONDA (Adolescentes em Movimento pelos Direitos), do InescNeste ano, o tema da campanha é ;Diferenças sim! Desigualdades não! Por uma educação livre de discriminações;. De acordo com a assessora política do Inesc, Márcia Acioli, a campanha tem como objetivo chamar atenção para a responsabilidade do poder público pela educação de qualidade e inclusiva. ;Os adolescentes mergulharam na proposta e participaram com muito entusiasmo [no primeiro dia de evento]. Eles também debateram sobre educação não sexista - situação em que as condições de sexo não são desvantagens entre os estudantes;, afirmou Márcia.

Os alunos selecionados para participar da oficina de grafitagem são integrantes do projeto ONDA (Adolescentes em Movimento pelos Direitos), do Inesc. Estudantes de dez escolas do Distrito Federal e o Centro de Atendimento Juvenil Especializado participam do projeto. Lucas Rodrigues, 16 anos, aluno do Ceam Asa Norte, achou o trabalho muito interativo. ;Achei bastante interessante porque tem um propósito para mostrar que homens e mulheres são iguais. A gente conheceu muitas pessoas e todo mundo pôde se ajudar;, completou Lucas.

De acordo com a assessoria de imprensa da Inesc, o objetivo da audiência pública é que deputados e deputadas ouçam as preocupações e reivindicações da sociedade civil organizada quanto ao enfrentamento de leis, políticas e práticas discriminatórias na educação. A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação e cerca de 60 adolescentes do projeto ONDA, dentre outros, participarão da audiência pública. O ministro da Educação, Fernando Haddad, também é aguardado na audiência.

Também são parceiros da Semana de Ação Mundial, o Coletivo Artefeito, Comissão de Educação e Cultura, Educação não sexista e anti-discriminatória, Escola de Gente, Infância sem Racismo (Unicef), Sindicato dos Professores Públicos do Distrito Federal (Sinpro-DF), Unesco e outros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação