Cidades

Zoonoses sensibiliza brasilienses para a adoção responsável de animais

postado em 06/05/2011 12:58

Os moradores do Distrito Federal que desejam adquirir um animal de estimação podem recorrer a uma opção gratuita - o acolhimento de animais abandonados. Para isso, o Centro de Controle de Zoonoses do Distrito Federal disponibiliza para adoção animais recolhidos nas ruas do DF ou levados ao local pelos próprios donos.

"A maior parte dos animais é deixada aqui pelos proprietários, por diversos motivos: doença, mudança de apartamento, alergia ou mesmo pela velhice do animal", conta Laurício Monteiro, médico veterinário da gerência de controle de reservatórios e zoonoses.

Segundo Monteiro, os animais recebidos passam por diversos exames médicos, e só entram na fila da adoção se forem considerados saudáveis. Animais que apresentem contaminações como leishmaniose e raiva são encaminhados para tratamento ou, em último caso, para o sacrifício. "Colocar estes animais em contato com a população seria uma afronta à saúde pública", afirma o veterinário.

Oferta e demanda

A adoção é realizada durante todo o ano, mas o número de proprietários que optam pelos animais de rua e/ou abandonados ainda é insuficiente. Monteiro conta que, por dia, cerca de 20 animais aptos para adoção chegam ao Centro, enquanto o número de animais efetivamente adotados por dia raramente passa de cinco.

O processo é bastante simples. Basta assinar um termo de compromisso e o animal é liberado, sem o pagamento de qualquer taxa. Os cães e gatos já deixam o canil com a vacina anti-rábica - cabe aos novos donos a aplicação de vermífugo e as demais vacinas, que previnem doenças como a parvovirose, cinomose e leptospirose.

Laurício Monteiro alerta que os interessados devem pensar seriamente antes de adquirir um animal, via adoção ou compra. Um bicho de estimação representa um compromisso médio de 10, 15 anos. Doenças, cuidados, banhos, afeto, tudo isso entra na conta. "Senão, a pessoa retira o animal daqui e acaba devolvendo dois, três meses depois. Para os cachorros e gatos, isso é péssimo", conta.

Serviço
A adoção de animais funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. O canil está instalado na Estrada Contorno do Bosque, lote 4, entre o Setor Militar Urbano e o Hospital de Apoio. O telefone do Núcleo de Animais Domésticos, responsável pela acomodação de cachorros e gatos, é (61) 3341-1900.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação