Cidades

Helicóptero dos bombeiros ganha aparelho que permite diagnósticos rápidos

postado em 11/05/2011 14:05
Uma nova tecnologia no socorro a vítimas que precisem de atendimento de emergência está à disposição das equipes de socorro do Distrito Federal a partir desta quarta-feira (11/5). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o DF passa a ser a primeira unidade da federação do país a ter um helicóptero com capacidade de enviar informações sobre a medição cardíaca por meio de celulares, conseguindo, assim, um diagnóstico antecipado.

O novo equipamento já é uma realidade nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que forneceu o aparelho ao Grupamento de Aviação Operacional do Corpo de Bombeiros.

O equipamento permite detectar, por exemplo, se o paciente está ou não tendo um enfarto. Esses dados são interpretados por um profissional especializado, que repassa as informações às equipes sobre a gravidade do caso.

A transmissão permitirá o envio de dados a hospitais que possuem equipe cardiológica em regime 24 horas. Como o Hospital do Coração em São Paulo, que receberá as medições enviadas de Brasília e analisará o eletrocardiograma, repassando ao médico que estiver na aeronave como proceder.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação